Zeno Debast foi um dos pêndulos da temporada de sucesso rubricada pelo Sporting. Em entrevista à estação belga RTL Sports, o leão polivalente frisou que a época de estreia no futebol português superou todas as expetativas: «Fiquei muito contente com a minha escolha. Estou muito feliz por ter vindo para cá. Cresci muito e vivi momentos inesquecíveis, como na Champions League. Tive três treinadores, todos com estilos um pouco diferentes, tivemos várias lesões...»

O internacional belga admitiu que «cresceu muito defensivamente» e que não esperava somar tantos minutos na temporada de estreia. «Posso estar muito feliz com os jogos que fiz, com os minutos que tive e com a confiança que recebi de todos os treinadores. Vim para aprender. Experienciar isto logo na minha primeira época é fantástico. Tudo foi positivo» frisou.

A polivalência de Debast, médio de formação, foi a solução para a crise de opções para o miolo vivida pela turma de Rui Borges no início de 2025. O internacional belga aplaude a própria versatilidade: «Nos últimos meses tenho jogado em ambas as posições. E também na seleção fiz um jogo como médio-defensivo e outro a defesa central. Está a ser interessante fazer as duas coisas, vamos ver no futuro.»

«Fiz a minha estreia como central e foi onde mais aprendi. Continuará a ser a minha posição, mas é sempre bom ter várias opções» frisou Debast, num 'recado' para Rui Borges e Rudi Garcia, selecionador belga.

Questionado sobre os objetivos para o futuro, Debast colocou o foco nos Estados Unidos, México e Canadá: «Ser convocado para o Mundial é um objetivo, um dos mais importantes. Temos um grupo talentoso e podemos fazer algo.»

Na temporada de estreia no Sporting, Zeno Debast somou dois golos e quatro assistências em 48 jogos.