Durante o Mundial de Clubes o jornal A BOLA conta-lhe, diariamente, uma curiosidade relacionada com um dos clubes participantes na primeira edição desta nova versão da prova.   

Um dos clubes mais antigos do futebol mexicano, fundado em 1892 por mineiros ingleses — a alcunha tuzos (pequenos roedores subterrâneos) não estará alheia às origens do emblema —, o Pachuca só foi elevado a potência mexicana nas últimas décadas, à boleia de uma transformação que o conduziu aos desejados títulos. Culpado? Jesús Martínez Patiño.

Dono do Grupo Pachuca — que detém ainda Club León, Everton (Chile) e Oviedo (Espanha) —, o milionário começou como vendedor de pipocas e cachorros-quentes na adolescência, antes de se formar em gestão e juntar-se ao negócio do pai, dono do Grupo Marpa Llantas (ramo automóvel). Daí até resgatar o Pachuca passaram uns anos, já que a viragem começou em 1995, quando comprou o clube. E não parou.

A mudança de paradigma trouxe frutos: não só afastou o fantasma da segunda liga como abriu caminho à afirmação na primeira, com sete campeonatos mexicanos ganhos desde então, aos quais juntou conquistas no estrangeiro: além de ser o único clube fora da América do Sul a vencer um torneio da CONMEBOL (Taça Sudamericana), amealhou seis Ligas dos Campeões da CONCACAF, um troféu do Dérbi das Américas e a Challenger Cup.

Da sombra aos palcos principais, o Pachuca afirmou-se à boleia da reestruturação operada pelo empresário de 68 anos, que teve o mais recente sucesso associado a outro clube mexicano de que é proprietário. Falamos do momento em que garantiu a contratação da estrela colombiana James Rodríguez para o Club León, que foi afastado do Mundial de Clubes. Para o Pachuca, esta é a 5.ª aparição na prova, a primeira desde 2017.

Numa passado recente repleto de triunfos, ficou na história do clube um avançado ex-Benfica, o argentino Franco Jara (que representou os encarnados em 2010/11): é o melhor marcador de sempre do emblema mexicano (83 golos).

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis emdazn.com/fifa