O triatleta português, atual vice-campeão do mundo, só ficou atrás do belga Marten van Riel (27 pontos), do alemão Jonas Schomburg (24) e dos britânicos Alex Yee e Jonathan Brownlee (23), totalizando 18 pontos.

Para evitar contactos e cumprir com normas de segurança sanitária ditadas pela pandemia de covid-19, a competição foi toda realizada de forma virtual e em recintos sem público e com a presença mínima de pessoas.

O segmento de natação decorreu na piscina olímpica do Centro Aquático do Parque Olímpico Rainha Elizabeth, enquanto a prova de ciclismo foi feita com recurso a equipamento estático. Já a corrida, foi feita de forma virtual com recurso à plataforma de treino Zwift, em passadeira, recriando um percurso urbano com algum desnível.

Neste modelo, as distâncias a percorrer foram especialmente reduzidas - 200 metros de natação, quatro quilómetros de bicicleta e um quilómetro de corrida, em cada uma das três rondas.

A qualificação olímpica para o triatlo está suspensa, só devendo ser reatada em maio, com o regresso do circuito mundial da modalidade.

FB // AJO

Lusa/fim