O troféu da final da Liga dos Campeões Feminina, que se vai realizar no Estádio José Alvalade, sábado à tarde, entre o Arsenal e o Barcelona foi roubado por três adeptos do Sporting na madrugada a seguir à conquista da Liga. Após os festejos que decorreram no Marquês de Pombal, muitos adeptos regressaram a Alvalade e foi nesse momento que se deu o furto.  

Foram roubadas camisolas da final feminina, bolas da final, televisões, mochilas e a própria taça, por três adeptos que regressaram a Alvalade após o Marquês para fazerem tempo até iniciarem a viagem de regresso a casa, de autocarro. A taça roubada estava «dentro de uma caixa de papel na garagem delimitada por uma lona opaca, no piso -2», explica em conversa com A BOLA o comissário Tiago Costa da 3ª Esquadra de Investigação Criminal, em Benfica, responsável por esta ocorrência. 

«Foi arrombado um gradeamento por parte de indivíduos encapuzados e foram furtados diversos materiais da UEFA, onde se destaca a taça original da Liga dos Campeões», descreve, reforçando que todo o material da UEFA estava na garagem atrás de uma estrutura de metal, daquelas típicas que delimitam as obras: «Dois adeptos deitaram a grade abaixo e começaram a roubar material da Liga dos Campeões, como bolas, águas, televisões, braçadeiras de captião, mochilas da final da Liga dos Campeões feminina e outro material de merchandising.» 

Tudo começou às 5 da manhã e a segurança privada responsável pela segurança do estacionamento do Estádio José Alvalade só percebeu que o roubo estava a acontecer «por volta das 6 da manhã». «Tiveram muito tempo para irem roubando à vez. Nas imagens vemos entre 40 a 50 suspeitos a saírem do estacionamento, junto à zona das claques, com o que lhes apeteceu levar. O que sabemos é que por volta das 5h45 esses três jovens sportinguistas da zona do Porto veem outros adeptos do Sporting a sair com objetos alusivos à final feminina da Liga dos Campeões e também eles decidem entrar no estacionamento para roubar. Abrem as caixas de papel que ainda estão no local, veem que se trata da Taça e decidem levá-la.» 

Taça foi para o Porto de autocarro

O responsável pela investigação diz a A BOLA que todas as imagens video do interior do piso –2 da garagem do estádio, e do exterior, foram passadas a pente fino. A 3ª Esquadra de Investigação Criminal da PSP já identificou muitos dos suspeitos envolvidos nos roubos. 

A PSP seguiu a par e passo as movimentações dos indivíduos envolvidos e sabe que os três jovens apanharam o autocarro de regresso ao Porto na segunda-feira de manhã no terminal de Sete Rios com a Taça na mão.  

«Não são elementos de claques. São adeptos individuais, dois deles têm 20 anos e foi a segunda vez que vieram a Alvalade. Agora vão ser responsabilizados em julgamento e vão ficar com esta ocorrência no registo criminal. A PSP já tinha identificado os autores do roubo da taça e estávamos a fazer diligências para nos deslocarmos para a recuperar. Mas eles entraram em contacto com o Sporting a informar que tinham a taça e o clube mandou-os entrar em contacto connosco.» 

A taça foi entregue à PSP na segunda-feira à noite, foi inspecionada para recolha de impressões digitais e eventuais imperfeições, e entregue à UEFA na terça-feira. Os três arguidos foram interrogados na 3ª Esquadra de Investigação Criminal e o processo vai continuar em investigação, até haver julgamento. 

O comissário Tiago Costa reforça que o Sporting tem sido parceiro em todas as diligências realizadas, para resolver uma história que está longe do fim: «As pessoas vão ser responsabilizadas e ainda agora que falamos tenho elementos da minha equipa na rua a identificar mais dois suspeitos e a recuperar material roubado». 

A Diretora de Segurança do Sporting, Susana Cruz, informou a equipa liderada pelo comissário Tiago Costa que o Estádio José Alvalade estava sob a responsabilidade da UEFA no momento do furto, mas o organismo presidido por Aleksander Ceferín só ficou com a tutela do recinto da final da Liga dos Campeões feminina esta semana. No dia do jogo em que o Sporting foi campeão, a responsabilidade da segurança era do clube leonino. Contactada por A BOLA, Susana Cruz recusou-se a prestar esclarecimentos e fonte do Sporting remeteu apenas para a nota pública da UEFA, onde o organismo confirma a devolução da réplica que será entregue este sábado a Arsenal ou a Barcelona (cada vencedor recebe sempre uma cópia do troféu original). Agora o organismo que gere o futebol europeu quer perceber internamente como é que todo o material referente à final da maior prova feminina de clubes ficou num espaço na garagem do piso –2 do estádio da final e não guardado num local fechado à chave.