O Sporting goleou o Benfica por 6-1 no dérbi e conquistou a Supertaça de futsal, esta quarta-feira, no Multiusos de Gondomar.

No duelo sempre emotivo entre leões e águias, foi a equipa de Nuno Dias a mandar no jogo desde os primeiros minutos, apesar de os comandados de Cassiano Klein também terem criado alguns lances de perigo.

Sempre ligados à corrente e numa partida de elevada intensidade de início ao fim, os atletas das duas equipas proporcionaram um grande espetáculo, como, de resto, é habitual no melhor dérbi do Mundo na modalidade.

Depois de tentativas nas duas balizas, ao nono minuto, Alex Merlim assinou o primeiro do encontro, depois de ter cobrado de forma exímia um livre direto, com a bola ainda a desviar em André Correia.

O golo não alterou a dinâmica do jogo e as duas equipas continuaram a tentar marcar. Mais uma mão cheia de ocasiões perigosas depois, Diogo Santos rubricou o 2-0.

Ainda antes do intervalo, a vantagem leonina voltou a engordar, e por duas vezes, com o mesmo autor: Tomás Paço bisou, com golos aos 15' e aos 20', e deu uma vantagem muito confortável ao Sporting para a etapa complementar.

No segundo tempo, não houve golos até aos 28 minutos, quando Taynan, após várias tentativas, também festejou. 5-0 no marcador e já não restavam quaisquer dúvidas quanto ao vencedor da Supertaça 2025/26.

Pouco depois, face à enorme desvantagem no marcador, os encarnados recorreram ao guarda-redes avançado para tentar reduzir, mas mesmo assim não foi (nada) fácil quebrar a enorme solidez defensiva demonstrada pelos pupilos de Nuno Dias.

Foi apenas no último minuto que Arthur apontou o tento solitário do clube da Luz, através da marcação de um livre de 10 metros.

Porém, a pouca esperança que ainda restava aos benfiquistas desvaneceu logo a seguir, quando Bernardo Paçó viu a baliza deserta e fixou o resultado em 6-1.

Os leões, que conquistaram a Taça de Portugal na época passada, voltam a erguer o troféu da Supertaça três anos depois. O último triunfo havia sido em 2022, antes de Benfica e SC Braga vencerem o título.

É a 12.ª Supertaça do Sporting, que soma agora mais três do que o rival lisboeta (nove).