
No final do dérbi, que o Sporting venceu (37-29) este sábado na Luz, o treinador dos leões, Ricardo Costa, estava feliz, não só pelo triunfo como também por ter cumprido a marca de 200 jogos pela turma de Alvalade.
"Espero fazer mais 200 [risos]. Quanto ao jogo, custaram-nos os 10 primeiros minutos de jogo, pois ainda estávamos de ressaca de quarta-feira, frente ao Nantes, na Champions. Fizemos uma boa rotação a pensar na segunda parte e o Benfica quando avançou para o 7x6 penso que conseguimos responder bem", considerou Ricardo Costa.
O técnico elogiou a equipa: "Há que dar parabéns aos meus atletas pelo espetáculo que vivemos no jogo no João Rocha e hoje demos uma grande resposta porque era imperioso vencer o jogo mais importante da época. Nos primeiros quinze minutos houve pouca preponderância das defesas, com ataques muito assertivos das duas equipas. Julgo que o nosso guarda-redes que entrasse melhor iria levar-nos a dar a volta ao jogo", explicou Ricardo Costa.
Para o treinador foi determinante "aumentar a agressividade defensiva no início da segunda parte sem perder a cabeça."
Segue-se a Taça de Portugal: "O mais importante é o próximo jogo com o ABC, queremos defender a conquista desse troféu."
O bicampeonato ficou mais perto. "Em relação ao campeonato demos um passo importante, mas ainda temos a deslocação ao Marítimo e depois a finalíssima com o FC Porto. Está nas nossas mãos vencermos o título", disse Ricardo Costa.
Já Jota González, treinador do Benfica, anotou alguns erros da sua equipa: "Houve dois fatores determinantes para esta derrota. O início da segunda parte em que passámos a fazer mais ações individuais do que coletivas e eles aproveitaram para fazer um parcial de 4-0. Outro fator foi psicológico. Houve um momento em que nos faltou alguma ambição porque já não tínhamos um objetivo claro e eles ainda estão a lutar pelo título. Estivemos longe do nosso melhor. Faltou-nos capacidade coletiva, também alguma eficácia nos remates e o adversário foi sentindo-se cómodo na segunda parte, quando nós já apostávamos tudo no ataque e já perdíamos por cinco golos. Tivemos muitos erros em situações defensivas, e no ataque não jogámos muito bem coletivamente. Se o Sporting for campeão no final da época é porque mereceu. Demonstrou-o este ano, porque esteve perto de atingir a Final-4 da Liga dos Campeões."