Raphinha, titular indiscutível no Barcelona e considerado um dos melhores jogadores do mundo nesta temporada, admitiu que esteve perto de representar a Itália, em detrimento do Brasil, e fazer parte da equipa de Roberto Mancini, que conquistou o título do Euro 2020.

Como é sabido, devido à pandemia, o campeonato europeu foi disputado no verão de 2021, com a final a 11 de julho, numa altura em que o ex-Sporting jogava pelo Leeds na Premier League.

«Estive perto de aceitar o convite da seleção italiana. Deveria ter ido para o Euro 2020, que eles venceram. Basicamente, estava pronto para ir. Felizmente, o passaporte não chegou a tempo. Naquele momento, as pessoas da seleção italiana estavam a ligar-me. Jorginho ligava-me constantemente», revelou, em entrevista com Isabela Pagliari.

«A equipa técnica italiana tinha um plano incrível para mim, o que realmente me chamou a atenção, mas, ao mesmo tempo, no fundo, ainda tinha uma pequena esperança de poder vestir a camisola do Brasil. Felizmente, o meu passaporte italiano não ficou pronto a tempo», disse o internacional brasileiro.

Em agosto de 2021, após o Europeu, o extremo recebeu a sua primeira convocatória para a seleção brasileira, estreando-se pela canarinha em outubro do mesmo ano. Atualmente é uma das figuras principais na ex-equipa de Dorival Júnior, sendo que já conta com 33 jogos e 11 golos.