Rafael Barbosa foi esta tarde oficializado como reforço do AVS SAD, confirmando o regresso ao futebol português após a curta experiência nos polacos do Radomiak Radom.

Natural de Amarante, Rafael Barbosa começou a jogar futebol na ACD Madalena, clube da sua terra, seguindo depois para o Académico de Amarante ainda na vertente de futebol de sete, mas depressa despertou o interesse do Boavista, onde esteve entre 2006 e 2008 até ingressar no Sporting. Aliás, sempre foi conotado como um dos produtos das escolas de Alcochete, pois representou os leões durante 10 anos, de 2008 a 2018, com um empréstimo ao U. Madeira pelo meio. 

O médio ofensivo, todavia, acabou por não fazer nenhum jogo na equipa principal de Alvalade, apesar de ainda ter representado a equipa B dos leões, sendo depois sucessivamente emprestado a clubes como o Portimonense, P. Ferreira e Estoril até se fixar no Tondela a título definitivo a partir de 2020. Ao fim de 104 jogos, 11 golos e nove assistências pelos beirões, seguiu então para o Farense, acumulando até ao momento 280 jogos e 30 golos como profissional.   

Apesar desta vasta experiência, Rafael Barbosa deixa o aviso para a nova temporada: "Não me sinto nada na fase final da minha carreira, tenho 29 anos e espero ter pelo menos mais dez anos de futebol. Acho que estou na fase top da minha carreira, na melhor fase e quero transmitir isso à equipa, com toda a minha experiência, a minha dedicação diariamente e toda a minha qualidade em prol dos meus colegas e da equipa." 

Já sobre a experiência na Polónia, onde cumpriu apenas nove jogos, com um golo e uma assistência, o jogador diz que foi "positiva porque é sempre bom adquirir novas culturas e novos campeonatos". "Essa experiência vai-me fazer mais forte e certamente vou ajudar a equipa com tudo o que aprendi lá também", reforçou o jogador, concluindo a vincar a evolução da sua carreira ao nível técnico-tático:    

"Sempre fui muito conhecido pela minha qualidade e por tudo o que conseguia transmitir com bola. Mas acho que ao longo destes anos consegui sempre ajudar a equipa sem bola e todos os treinadores têm dito isso, que sem bola é uma das coisas em que melhorei muito e o que mais quero é que chegue a nova época para mostrar isso a todos os adeptos e a toda a gente que nos apoia."