
Não foi a festa com a pompa e circunstância de outros tempos. O momento não era o ideal, pois o mundo do futebol tenta ainda reerguer-se após a morte trágica de Diogo Jota e André Silva. Era impossível a cerimónia passar ao lado e a Liga Portugal preparou uma singela homenagem - já lá vamos - no dia em que se sorteou os calendários das duas ligas profissionais e se conheceu o destino de clubes que os manos representaram, como FC Porto, P. Ferreira e Penafiel...
O escalão principal volta a ser animado por um clássico de verão. Na verdade, repete-se o cenário da época passada, com o Sporting, bicampeão em título, a receber o FC Porto na 4ª jornada. Quatro rondas depois, o dragão enfrenta o Benfica, estando reservado para a 13ª jornada o dérbi entre os eternos rivais de Lisboa. Isto, claro, olhando para a primeira volta. A segunda é um espelho e, pela primeira vez em muitos anos, não haverá qualquer duelo entre os três grandes nas últimas quatro jornadas, já que o derradeiro clássico será o Sporting-Benfica na 30ª ronda.
A turma de Alvalade vai iniciar o ataque ao 'tri' com uma visita ao Casa Pia , seguindo-se uma receção ao Arouca e deslocação à Choupana, antes de receber o FC Porto. Os dragões, por seu lado, abrem a campanha em casa diante do Vitória, enquanto o Benfica recebe o Rio Ave na ronda inaugural.
Olhando à reta final, o Benfica poderá ter um calendário mais exigente, já que nas derradeiras três jornadas terá de visitar Famalicão e Estoril, com uma receção ao Sp. Braga pelo meio. O FC Porto jogará com o Alverca, AVS SAD e Santa Clara nas últimas três rondas, fase em que o Sporting jogará com V. Guimarães, Rio Ave e Gil Vicente.
Tributo
Ainda antes do sorteio, o presidente da Liga empossou os novos embaixadores e abriu a sessão com um discurso emotivo. "A vida, com a sua imprevisibilidade, cruel levou-nos dois dos nossos talentos que partiram cedo demais. Ainda assim, decidimos estar aqui porque mais do que nunca sentimos que devíamos estar juntos, acreditamos que ter a família do futebol reunida aqui, na casa do futebol profissional, é a melhor forma de homenagearmos André Silva e Diogo Jota", disse Reinaldo Teixeira.
No final, pediu para não ser aplaudido, pois a ovação sentida estava reservada para mais tarde: no arranque do sorteio, a Liga emitiu um vídeo com imagens dos irmãos, a que se seguiu um minuto de aplausos. Um auditório repleto e de pé. Por Diogo e André.
Sem música nem prémios
A Liga Portugal adaptou o programa ao contexto difícil: retirou da agenda do Kick-off os momentos musicais previstos, assim como não fez a habitual atribuição de prémios referentes à temporada passada. As distinções foram entregues aos clubes de forma discreta e serão divulgadas futuramente. O organismo convidou ainda o Gondomar e o Padroense a marcarem presença no evento, dois clubes por onde passaram os irmãos Diogo e André.
"Queremos honrar as memórias e os bons exemplos de Diogo Jota e André Silva. Vamos certamente fazer algo mais que possa reconhecer estes dois seres humanos", disse Reinaldo Teixeira, antevendo mais ações futuras.