O neerlandês Wout Weghorst foi ator secundário de um dos episódios que marcaram 2022 e o Mundial que se realizou em dezembro desse ano, no Qatar.

Após um jogo intenso entre a Argentina e os Países Baixos, que valeu o apuramento dos sul-americanos para as meias-finais nos penáltis, quando Messi se preparava para falar na zona de entrevistas rápidas, atirou aquele icónico «Qué mirás, bobo? Andá pá allá!»

A frase atirada para fora do plano das câmaras com uma agressividade poucas vezes vista em Messi tornou-se quase hino na Argentina. E o «bobo» era o avançado Weghorst.

Agora, cerca de dois anos e meio depois desse episódio, o avançado neerlandês decidiu ser protagonista de uma situação semelhante. Mas num outro nível.

Após a vitória do Ajax frente ao Twente, que não evitou que a equipa de Amesterdão perdesse o título para o PSV, os jogadores do gigante clube neerlandês despediam-se dos adeptos, mas Weghorst não gostou da proximidade de uma câmara apontada a si.

E a forma como decidiu mostrar o descontentamento foi com um «andá pá allá» em neerlandês, que se traduziu... numa chapada na objetiva.

Quanto tempo vão demorar os argentinos a reagir? É fazer as contas à diferença horária...