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Controvérsia na Fórmula 1: Pilotos Criticam o Uso Injusto de Coletes de Arrefecimento

Num desenrolar de eventos acalorados no GP Miami F1, os pilotos levantaram preocupações sobre a implementação de um novo sistema de arrefecimento concebido para os ajudar a combater o calor extremo durante as corridas. O mais recente Cooling Top RB86 da Sparco fez a sua estreia em Miami, com o objetivo de circular água gelada através de um colete de corrida especial para garantir o bem-estar dos pilotos em condições escaldantes.

Embora a intenção por trás do sistema seja priorizar a saúde e segurança dos pilotos, uma nova controvérsia surgiu relativamente ao seu uso. Atualmente, os coletes de arrefecimento são obrigatórios apenas quando as temperaturas da pista excedem os 31°C e o risco de calor é oficialmente declarado pelo diretor de corrida. Até lá, a decisão de utilizar o sistema permanece opcional e fica ao critério da equipa.

Embora versões anteriores tenham sido criticadas por serem desconfortáveis, o modelo mais recente abordou muitos destes problemas. No entanto, um novo dilema surgiu – apenas pilotos mais leves conseguem usar o colete sem ultrapassar o limite de peso do carro. Esta disparidade deixou frustrados alguns pilotos que percebem as regras como injustas.

Oliver Bearman, um novato na Haas que elogiou a eficácia do colete após testá-lo em Jeddah, expressou a sua desilusão por não poder usá-lo regularmente devido à sua proximidade com o limite mínimo de peso. Ele também criticou o atual limiar de temperatura para uso obrigatório, considerando-o demasiado elevado, limitando os benefícios do sistema a apenas alguns pilotos em condições extremas.

“Testei o sistema em Jeddah e fiquei muito satisfeito com ele. Infelizmente, não podemos usá-lo porque estamos muito perto do limite de peso. O limite de temperatura é demasiado alto. Se não for oficialmente declarado que a corrida tem altas temperaturas, apenas metade dos pilotos pode beneficiar do sistema. Acho isso um pouco injusto,” afirmou Bearman em Miami.

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Charles Leclerc da Ferrari ecoou os elogios de Bearman ao colete de refrigeração, reconhecendo o seu impacto tangível durante o seu teste. No entanto, confirmou que a Ferrari não permitiria a sua utilização a menos que se torne obrigatória. Leclerc também expressou preocupações sobre a fiabilidade do sistema, alertando que uma avaria durante uma corrida poderia levar ao sobreaquecimento do fluido circulante, causando desconforto – um fator que poderia fazê-lo hesitar em usá-lo mesmo que tivesse a escolha.