
A Grécia tem sido, na história recente, uma fábrica de bons pontas de lança. Nos últimos anos, nomes como Charisteas, Samaras, Mitroglou e claro, Vangelis Pavlidis, têm dado ao futebol grego o selo de bom produtor de jogadores de ataque. Mas o legado está longe de terminar, e aliás, acabou de ganhar um capítulo bem mais interessante e diferenciador de todos os outros.
No maior clube grego, o Olympiakos, joga atualmente aquele que, para mim, é o ponta de lança com mais potencial da Europa inteira. Chama-se Charalampos Kostoulas e tem apenas 17 anos, sim, ainda nem sequer atingiu a maioridade, mas a sua qualidade futebolística está a ser aprimorada de forma muito rápida.
Em muitos anos, não me lembro sinceramente de ver um ponta de lança com tenra idade a causar tantos problemas às defesas adversárias e a levar os grandes clubes europeus à loucura pelo seu concurso.
Estou completamente maravilhado, a verdade é essa, porque vejo em Kostoulas o herdeiro perfeito de Alexandre Pato, pelas características físicas e técnicas e até pelo percurso de carreira, que se espera ter outro desfecho, bem mais brilhante. Charalampos tem tudo o que um ponta de lança de alto nível deve ter, mas que claro ainda não está exponenciado ao seu máximo, mas trata-se de um avançado muito rápido, forte no jogo aéreo, rápido das desmarcações, remata bem e finaliza com qualidade, mas sobretudo, tem uma técnica impressionante.
Dentro de campo, as suas tarefas não se limitam a estar parado dentro de área, bem pelo contrário, Kostoulas é um jogador de choque, gosta de ter bola, não se esconde do jogo e procura sempre o um para um com os adversários. Tem claramente aquela ingenuidade boa que os jovens jogadores devem ter, e vai ter com toda a certeza um futuro brilhante pela frente.
Avaliado atualmente em cerca de oito milhões de euros, isto com apenas 17 anos e a jogar numa liga mais modesta como é a liga grega, o jovem avançado soma 12 golos nesta época e duas assistências, numa prestação dividida entre os escalões jovens e a equipa principal de Atenas.
Numa era onde os grandes avançados são muito difíceis de encontrar, deixo esta maravilhosa joia para todos verem. Por muito que gostasse de o ver atuar em Portugal, foi insistentemente apontado ao Benfica, este miúdo é para outros voos, não só por ter sido um dos pilares da conquista recente da Youth League, mas também pela excelente transição que está a fazer para o mundo dos “graúdos”.
Do que a Grécia tem de melhor, a nata da nata, Charalampos Kostoulas.