
A nadadora portuguesa Mafalda Rosa foi esta quarta-feira sétima classificada na prova de 10 quilómetros de águas abertas nos Mundiais que decorrem em Singapura e onde conseguiu o seu melhor desempenho.
Mafalda Rosa, de 21 anos, terminou a competição em 2:09.22,70 horas, a 1.31,40 minutos da campeã, a australiana Moesha Johnson (2:07.51,30), numa prova em que a italiana Ginevra Taddeucci foi segunda e a monegasca Lisa Pou terceira.
A nadadora lusa, que esteve sempre no grupo da frente, entrou na última volta em oitavo lugar e chegou, nos derradeiros metros, a estar na discussão pelo sexto com a brasileira Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio2020.
"Ainda estou a tentar perceber o que acabou de acontecer. Senti-me super bem a prova toda. Não sofri muito com o calor, eu agora estou bem. Foi um excelente resultado que não estava à espera", disse no final a nadadora, em declarações à assessoria da Federação Portuguesa de Natação.
Mais cedo, Portugal teve ainda em ação dois nadadores nos 10 quilómetros masculinos, prova em que Diogo Cardoso terminou em 17.º, com 2:03.17.90 horas, e Tiago Campos em 42.º, com 2:11.38,50.
"Senti-me bem. Coloquei-me bem na primeira volta entre o top-30, para depois ir subindo na classificação. Custou-me imenso na terceira volta, mas fui melhorando. Esta classificação é muito melhor do que esperava. Estou muito satisfeito", considerou Diogo Cardoso.
O triunfo na competição pertenceu ao germânico Florian Wellbrock, campeão olímpico em Tóquio 2020, com 1:59:55.50 horas, à frente do italiano Gregorio Paltrinieri e do australiano Kyle Lee, segundo e terceiro, respetivamente.
As provas de cinco quilómetros estão agendadas para sexta-feira, com a participação de Mafalda Rosa, Diogo Cardoso e Tiago Campos.