O veterano sul-africano Jordy Smith, de 37 anos, e a havaiana Gabriela Bryan, de 23, conquistaram, na madrugada desta terça-feira, o triunfo no Margaret River Pro, a sétima de 11 etapas da temporada regular do circuito mundial de surf. Numa prova que ficou ainda marcada pelo corte de surfistas para a segunda metade da temporada, Jordy e Bryan conseguiram no oeste australiano a segunda vitória da temporada, estando ambos isolados na liderança do ranking mundial.

Com as meias-finais a ficarem reservadas para o dia final, o main break de Margaret River ofereceu ondas com muito vento offshore, ainda que de tamanho reduzido. Algo que dificultou a vida aos surfistas, menos a Jordy Smith, que usou a experiência a seu favor. Depois de bater Crosby Colapinto nas meias-finais, derrotou o irmão mais velho, Griffin, na grande final, sendo que em ambos os heats os surfistas norte-americanos não conseguiram surfar mais que uma onda.

Depois de ter vencido em El Salvador, onde quebrou um hiato de oito anos sem triunfos no circuito mundial, Jordy Smith voltou a repetir a proeza no Oeste australiano. O gigante sul-africano conseguiu o oitavo triunfo em etapas do CT, sendo a primeira vez na carreira que vence duas etapas numa só temporada, ele que é o mais veterano dos surfistas no Tour, estando desde 2008, ou seja, há 17 temporadas, consecutivamente entre a elite mundial.

Vice-campeão mundial em 2010 e 2016, Jordy Smith vive agora uma renascida esperança na luta por um título mundial. Após a vitória em Margaret River, o sul-africano subiu até à liderança do ranking, tendo quase 5000 pontos de vantagem para o brasileiro Italo Ferreira e mais de 7000 para o também canarinho Yago Dora, que fecha o top 3. Algo que lhe garante praticamente a qualificação para a finalíssima de Fiji, onde o top 5 do ranking - o sexto neste momento já está a praticamente 10 mil pontos de distância de Jordy - vai discutir o título mundial de 2025.

Além do triunfo na etapa e da liderança do ranking mundial, Jordy Smith ainda conquistou a Treble australiana, que premiou o melhor surfista das três etapas da perna australiana do circuito mundial. O sul-africano já tinha conseguido chegar aos quartos-de-final em Bells Beach e na Gold Coast e com o triunfo em Margaret River superou o japonês Kanoa Igarashi nesta disputa. No lado feminino, foi a australiana Isabella Nichols a vencer este troféu.

Na prova feminina, tal como Jordy, Gabriela Bryan tornou-se na primeira surfista a vencer duas etapas esta temporada, ela que também tinha vencido em El Salvador. Depois de eliminar a norte-americana Lakey Peterson nas meias-finais com uma grande performance, Bryan voltou a repetir a dose na final frente à campeã mundial em título, Caitlin Simmers. 

Bryan e Simmers chegaram a esta etapa empatadas na liderança do ranking mundial, mas a terceira vitória da carreira no Tour e a segunda consecutiva em Margaret River, deixaram a havaiana isolada no topo, com mais de 2 mil pontos de avanço para Simmers e com praticamente 13 mil pontos de distância para a sexta classificada, o que a deixa praticamente certa na finalíssima de Fiji.

Resultados finais

Meias-finais femininas

HEAT 1: Caitlin Simmers (EUA) 14.00 x Bronte Macaulay (AUS) 9.34
HEAT 2: Gabriela Bryan (HAV) 16.34 x Lakey Peterson (EUA) 11.64

Meias finais-masculinas

HEAT 1: Griffin Colapinto (EUA) 12.17 x Barron Mamiya (HAV) 7.44
HEAT 2: Jordy Smith (RSA) 14.67 x Crosby Colapinto (EUA) 6.67

Final feminina

1 - Gabriela Bryan (HAV) 17.33
2 - Caitlin Simmers (EUA) 12.84

Final masculina

1 - Jordy Smith (RSA) 12.00
2 - Griffin Colapinto (EUA) 4.83

Competidoras que ficaram dentro do cut

- Gabriela Bryan (HAV)
- Caity Simmers (EUA)
- Molly Picklum (AUS)
- Isabella Nichols (AUS)
- Tyler Wright (AUS)
- Caroline Marks (EUA)
- Bettylou Sakura Johnson (HAV)
- Luana Silva (BRA)
- Lakey Peterson (EUA)
- Erin Brooks (CAN)

Competidoras que falharam o cut, mas garantiram continuidade para 2026

- Sawyer Lindblad (EUA)
- Vahine Fierro (FRA)
- Bella Kenworthy (EUA)
- Brisa Hennessy (CRC)

Competidoras que falharam o cut

- Sally Fitzgibbons (AUS)
- Johanne Defay (FRA)
- Tatiana Weston-Webb (BRA)
- Nadia Erostarbe (ESP)

Competidores que ficaram dentro do cut

- Jordy Smith (RSA)
- Italo Ferreira (BRA)
- Yago Dora (BRA)
- Kanoa Igarashi (JAP)
- Barron Mamiya (HAV)
- Ethan Ewing (AUS)
- Filipe Toledo (BRA)
- Jack Robinson (AUS)
- Leonardo Fioravanti (ITA)
- Miguel Pupo (BRA)
- Griffin Colapinto (EUA)
- Jake Marshall (EUA)
- Rio Waida (IDN)
- Connor O'Leary (JAP)
- Marco Mignot (FRA)
- Crosby Colapinto (EUA)
- Alan Cleland (MEX)
- Joao Chianca (BRA)
- Joel Vaughan (AUS) 
- Seth Moniz (HAV)
- Cole Houshmand (EUA)
- Alejo Muniz (BRA)

Competidores que falharam o cut

- Matthew McGillivray (RSA)
- Liam O'Brien (AUS)
- Jackson Bunch (HAV)
- George Pittar (AUS)
- Ian Gouveia (BRA)
- Samuel Pupo (BRA)
- Imaikalani deVault (HAV)
- Deivid Silva (BRA)
- Ian Gentil (HAV)
- Ramzi Boukhiam (MAR)
- Edgard Groggia (BRA)
- Ryan Callinan (AUS)
- Gabriel Medina (BRA) *

* Recebeu wildcard para 2026 devido a lesão