
Ivo Oliveira perdeu o prólogo da Volta à Romandia por apenas 28 centésimos de segundo, esta terça-feira, em Saint-Imier, na Suíça. O corredor da equipa UAE Emirates cumpriu os 3,44 quilómetros do contrarrelógio individual em 4.33,58 minutos, mas quando parecia que nenhum adversário seria mais rápido, eis que surge para o bater o jovem britânico Samuel Watson, da Ineos Grenadiers, estabelecendo o melhor registo da prova em 4.33.30 minutos, relegando o português para a segunda posição.
No terceiro posto nesta curta corrida contra o tempo ficou o espanhol Iván Romeo, da Movistar, a três segundos dos primeiros, ao impor-se também por escassos décimos ao suíço Stefan Bisseger (Decathlon) e ao neerlandês Maikel Zijlaard (Tudor) na luta pelo pódio.
Com este triunfo na corrida helvética, Sam Watson, de 23 anos, conquistou a camisola amarela, símbolo da liderança da classificação geral, com que partirá na quarta-feira para a primeira etapa, entre Munchenstein e Fribourg, uma ligação 194,3 quilómetros com quatro contagens de montanha.
João Almeida, compatriota e companheiro de equipa de Ivo Oliveira na UAE Emirates, classificou-se na 11.ª posição, a 5 segundos do vencedor, enquanto o terceiro português na prova, Nelson Oliveira (Movistar) fez o 104.º melhor tempo, a 22 segundos de Sam Watson.
Entre candidatos aos primeiros lugares da classificação, João Almeida foi batido por apenas um segundo pelo belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), oitavo no prólogo, mas melhor do que o russo Alexander Vlasov (Red Bull-Bora), que gastou mais dois segundos do que o português, ou o espanhol Carlos Rodriguez, vencedor da Volta à Romandia em 2024, que perdeu 10 segundos.