Ivo Oliveira perdeu o prólogo da Volta à Romandia por apenas 28 centésimos de segundo, esta terça-feira, em Saint-Imier, na Suíça. O corredor da equipa UAE Emirates cumpriu os 3,44 quilómetros do contrarrelógio individual em 4.33,58 minutos, a uma média superior a 45,3 km/h, mas acabou por ser superado, nos instantes finais, pelo jovem britânico Samuel Watson, da Ineos Grenadiers, estabelecendo o melhor registo da prova em 4.33.30 minutos, relegando o português para a segunda posição.

Após a competição, Ivo Oliveira não escondia a desilusão pela vitória perdida por tão escassa diferença. «Admito que é uma derrota difícil de engolir. A vitória perdida por tempo equivalente a um piscar de olhos, foi a distância a que fiquei da primeira vitória no WorldTour. Não tenho mais palavras, não sei o que dizer mais sobre isso, mas é o que é...», começou por declarar o português, de 28 anos.

Ivo Oliveira justificou depois o seu desapontamento. «De qualquer modo, estou orgulhoso do meu desempenho. Não cometi quaisquer erros. Preparei muitíssimo bem este prólogo, com a equipa, dei tudo de início ao fim, fiz um contrarrelógio linear e fluido, mas no final houve um corredor mais forte do que eu. Por quase nada, mas ainda assim mais forte do que eu... O que poderei dizer...».

O ciclista luso vai focar-se agora no apoio ao compatriota e companheiro de equipa na UAE Emirates, João Almeida, que tem ambições à vitória na classificação geral. «Temos uma equipa muito forte, estou convicto de que faremos uma semana super em termos de classificação geral», frisou.

No terceiro posto nesta curta corrida contra o tempo ficou o espanhol Iván Romeo, da Movistar, a três segundos dos primeiros, ao impor-se também por escassos décimos ao suíço Stefan Bisseger (Decathlon) e ao neerlandês Maikel Zijlaard (Tudor) na luta pelo pódio.