
Concluídos os sorteios das competições profissionais, chegou o momento de analisar uma curiosidade que surge no calendário da Liga Meu Super 2025/26. A 34ª e última jornada terá novamente um duelo entre as equipas B de FC Porto e Benfica, algo que acontecerá pela sétima temporada consecutiva, a oitava em 9 anos.
Esta é uma situação que tem gerado conversa nas redes sociais e que, à partida, motiva algumas dúvidas, mas a explicação é simples e está claramente defendida nos regulamentos da competição. É que, precisamente por se tratarem de equipas secundárias e não terem a possibilidade de subirem de divisão, determinou-se que estão obrigadas a defrontarem-se no derradeiro encontro para não influenciarem com as contas da promoção.
Com o regresso do Sporting na próxima temporada, fica composto o leque de equipas B dos três grandes no segundo escalão do futebol português, mas a verdade é que Benfica e FC Porto têm estado sozinhos na competição ao longos das últimas temporadas, daí encontrarem-se sempre no fim. Aliás, 2018/19 foi a última época em que não mediram forças na ronda 34, precisamente porque as formações secundárias de Sp. Braga e V. Guimarães estavam em prova - foram despromovidas nessa edição. Nesse ano, o Benfica fechou em Braga (foi goleado por 5-1) e o FC Porto empatou a dois em Guimarães.