Tom van de Looi está a ser um dos grandes destaques do Famalicão na segunda metade da época.

Depois de um início de temporada mais intermitente, em que somou a grande maioria dos minutos como suplente utilizado, o médio neerlandês ganhou definitivamente o lugar a partir do início de 2025 e de janeiro para cá foi titular em 14 dos 15 jogos realizados pelos azuis e brancos do Minho no presente ano civil – falhou apenas o duelo com o Benfica, na 18.ª jornada.

A sua preponderância tem sido notória, uma vez que o camisola 6 tem registos bastante elevados em várias especificidades, tais como os duelos individuais ou o acerto nos passes a curta ou longa distância. Tom van de Looi é um porto seguro para o coletivo e os equilíbrios que oferece à estratégia da equipa abrem espaço a que os criativos – Gustavo Sá, Sorriso, Óscar Aranda, entre outros – possam emergir no último terço ofensivo.

Chegado esta temporada a Vila Nova, proveniente dos italianos do Brescia, o antigo internacional sub-20 pelos Países Baixos soma já 26 partidas e duas assistências, faltando-lhe apenas a estreia a marcar para que possa fechar a época com chave de ouro.

E caso continue a figurar nas escolhas de Hugo Oliveira, Tom van de Looi ainda tem três jogos na presente campanha para ambicionar a estreia a faturar com a camisola do Famalicão: Farense (fora), Santa Clara (fora) e Casa Pia (casa).

Sugestão de vídeo: