
Adensa-se o mistério e também a incerteza: de candidato improvável, Facundo Oreja, braço-direito de Martín Anselmi no FC Porto, passou a sério candidato ao banco do Gimnasia de la Plata. Na sexta-feira à noite, a reunião da direção do clube argentino, destinada a escolher o sucessor de Diego Flores, terminou sem qualquer decisão oficial devido a fortes divisões internas. É possível que este sábado traga uma resolução, mas não há garantias.
Situemos o caso: Facundo Oreja concorre pelo lugar com o uruguaio Alejandro Orfila, e surgiu como uma surpresa nesta corrida. Orfila, com 49 anos, é amplamente reconhecido pelo seu conhecimento do futebol argentino e pela experiência acumulada em mais de uma década. Contudo, o adjunto de Martín Anselmi tem a seu favor o respeito conquistado como jogador no Gimnasia, onde acumulou 182 jogos em sete épocas, e a admiração que deixou no departamento de futebol do clube – que apoia a sua contratação, mesmo que o Gimnasia esteja a viver uma situação desportiva delicada e a lutar pela permanência.
A questão que se coloca é como Oreja, após construir uma ligação sólida com Anselmi desde 2022, se propõe deixar a posição de adjunto do FC Porto para relançar a sua carreira como treinador principal. Antes de trabalhar com Anselmi no Independiente del Valle, Cruz Azul e agora no FC Porto, Oreja teve uma breve experiência como treinador principal do Aldosivi, na Liga Argentina. A cumplicidade entre Anselmi e Oreja é notória no banco de suplentes. É comum vê-los a trocar impressões e a coordenar estratégias sempre que é necessário ajustar a dinâmica da equipa ou decidir quem deverá ser lançado em campo. Esta interação faz lembrar, de certa forma, a relação entre Vítor Bruno e Sérgio Conceição, embora no caso dos técnicos argentinos não haja qualquer indício de divergências ou desentendimentos.
Com o FC Porto a cumprir curto período de férias, Facundo Oreja está na Argentina e na expectativa de ser o escolhido para liderar a sua antiga equipa. Inclusivamente, a imprensa local dá conta de que já fez contactos com jogadores para o reforço da equipa, antecipando esse cenário.