Fabio Quartararo fez, no GP de França de MotoGP, a sua segunda pole position consecutiva. No entanto, este domingo caiu e teve de abandonar a corrida principal, tal como aconteceu na Sprint – sendo que este domingo uma decisão de mudar de pneus no fim da volta de aquecimento valeu-lhe também uma dupla penalização de Long Lap.

Apesar do desalento com o abandono, o francês terminou esta ronda com a sensação ter dado o seu melhor: ‘Sabíamos que o ritmo para o pódio era mesmo complicado, por isso quando começou a chover quis atacar muito nas primeiras voltas. Fiz uma Long Lap e ainda estava muito perto do Marc [Márquez]. Estava simplesmente a chover um pouco mais e não tinha tido sequer um momento com a traseira, mas perdi completamente a dianteira. Demos o nosso melhor. Não esperávamos perdê-la assim. Mas é o que é e demos o nosso máximo este fim de semana’.

Sobre as condições complicadas que se verificaram, Quartararo comentou: ‘Em Le Mans é sempre assim, nunca sabes se vai chover ou se vai parar. Mas era chuva ligeira e era mesmo muito pouca. Eu ataquei muito no início, e foi bom. Eu fiz uma ótima Long Lap, eu estava a atacar bastante, mas quando apanhei o Marc simplesmente perdi a moto. Estava um pouco mais molhado, e eu estive ali três voltas e em todas as voltas mais um piloto estava a cair’.

Em todo o caso, o campeão do mundo de 2021 ficou satisfeito com o rendimento no geral no GP de França: ‘É uma pena, mas desfrutei mesmo do fim de semana, penso que conseguimos ter um ótimo ritmo e ótimos tempos de volta’.