A FIFA deu razão ao Flamengo no diferendo que opõe o clube brasileiro ao Estrela da Amadora por verbas não recebidas referentes aos jogadores André Luiz e Igor Jesus, tendo notificado os tricolores da decisão na última sexta-feira. De acordo com o documento, o valor em causa é de 2,35 milhões de euros, acrescidos de juros de mora de 12% ao ano e multa de 10%.

«Confirmamos que fomos notificados, mas ainda nada está decidido», afirmou Paulo Lopo a A BOLA. A decisão é passível de recurso nas instâncias do organismo que superintende o futebol a nível mundial, tendo os portugueses 45 dias para recorrer a partir do dia da notificação. «Vamos agora analisar os fundamentos da decisão e, calmamente, iremos fazer tudo dentro da lei e não na praça pública. Neste momento nada devemos porque não transitou em julgado», acrescentou o presidente da SAD.

Segundo o dirigente, o Estrela tentou chegar a acordo com o Flamengo desde que a queixa foi apresentada na FIFA, em março, mas os brasileiros mostraram-se sempre intransigentes.

Segundo apurou A BOLA junto de fonte do Flamengo, os cariocas vão também apresentar outra queixa por verbas não recebidas pela venda posterior dos passes de André Luiz e Igor Jesus a Rio Ave e Los Angeles FC, respetivamente, reclamando um montante superior a três milhões de euros. Ou seja, os amadorenses arriscam pagar mais de cinco milhões no total dos dois processos.

Refira-se ainda que também o Leixões foi notificado da decisão que dá razão aos brasileiros por uma dívida de 175 mil euros referente ao jogador Werton.

Além do pagamento das dívidas, ambos os clubes portugueses arriscam ficar impedidos de inscrever jogadores em três janelas de transferências consecutivas.