Euro 2025 feminino, 1.ª jornada: quinta-feira, 3 de julho de 2025, 20h00.

A ANTEVISÃO: DEPOIS DAS TREVAS, ESPERAR A BONANÇA

Portugal entra em campo nesta quinta-feira, dia 3 de julho, para disputar o primeiro encontro do Euro 2025, frente à poderosa Espanha. O duelo está marcado para as 20:00 horas, no Estádio Wankdorf, em Berna e marca o arranque das navegadoras pela terceira vez consecutiva nesta competição.

Na Qualificação para o Euro, a seleção portuguesa integrou o grupo 3 da Liga B com Irlanda do Norte, Bósnia e Herzegovina e Irlanda do Norte e somou um total de 16 pontos no grupo. Em seis jogos, conquistou cinco vitórias e cedeu apenas um empate, fora de portas, frente à Bósnia. Já nos playoffs, ultrapassou com distinção o Azerbaijão (8-1 no agregado) e, apesar de algumas dificuldades, garantiu o apuramento para a fase final da prova frente à Chéquia (3-2 no agregado).

A atual campeã do mundo também terminou no topo do grupo 2 da Liga A, onde enfrentou Dinamarca, Bélgica e República Checa. As campeãs em título somaram cinco vitórias, tendo apenas sido derrotadas pela Chequia (2-1), seleção que viria a ser eliminada por Portugal nos playoffs.

Apesar do histórico claramente desfavorável (duas vitórias para Portugal, seis vitórias para Espanha, incluindo a goleada por 7-1 na Liga das Nações) , a equipa orientada por Francisco Neto procura contrariar as estatísticas e “colocar-se num patamar acima da realidade atual da seleção”, como referiu o próprio selecionador em antevisão ao encontro.

As dúvidas no onze da Seleção Nacional centram-se em Kika Nazareth e Telma Encarnação. A jogadora do Sporting lesionou-se no treino desta última terça-feira e a jogadora do Barcelona continua a trabalhar para o regresso, depois de ter contraído uma lesão no tornozelo em março deste ano.

Por outro lado, Aitana Bonmatí também é dúvida para o encontro, depois de ter contraído uma meningite viral. A capitã Irene Paredes está suspensa e vai falhar o encontro, cumprindo o segundo jogo de castigo após expulsão frente à República Checa.

A arbitragem do encontro estará a cargo da romena Iuliana Demetrescu, auxiliada por Mihaela Țepușa e Amina Gutschi.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Portugal perdeu os últimos cinco encontros que disputou frente à Espanha.
  2. A Espanha nunca venceu o Campeonato da Europa Feminino.
  3. Portugal parte para a sua terceira presença consecutiva no Euro, esperando fazer melhor do que nas edições anteriores, onde não passou da fase de grupos.
  4. Portugal não venceu nenhum dos últimos cinco jogos (4 derrotas e 1 empate).
  5. As jogadoras com mais partidas disputadas em fases finais do Euro são Ana Borges, Carole Costa, Diana Silva, Dolores Silva e Tatiana Pinto, com seis jogos cada.
  6. A melhor marcadora de Portugal em fases finais do Euro é Carolina Mendes, com dois golos.
  7. O primeiro jogo de Portugal numa fase final do Euro foi em 2017, também frente a Espanha. A seleção das Quinas perdeu por 2-0.
  8. A última vitória de Portugal frente a Espanha remonta a 1997. A seleção nacional bateu a equipa espanhola por 3-0, num encontro amigável.
  9. A Espanha chega ao Euro 2025 como atual campeã mundial, após vencer o Campeonato do Mundo em 2023 frente a Inglaterra por 1-0.
  10.  Portugal vai disputar os três jogos da fase de grupos na Suíça.

JOGADORAS A TER EM CONTA

Inês Pereira – Para travar o forte caudal ofensivo da Espanha, a guardiã da baliza portuguesa, presumivelmente Inês Pereira, será fundamental. A guarda-redes joga em terras espanholas, no Deportivo, e terá certamente um incentivo extra para entrar em campo.

Alexia Puttelas – Do lado espanhol, Alexia Putellas ganha ainda mais destaque, especialmente com a dúvida em torno da condição física Aitana Bonmatí, vencedora das últimas duas Bolas de Ouro. Antes do legado de Aitana, era Alexia a rainha do ouro feminino e esta época voltou aos melhores índices após prolongada lesão.

XI´s PROVÁVEIS

Portugal: Inês Pereira; Fátima Pinto, Carole Costa, Ana Seiça; Catarina Amado, Andreia Norton, Dolores Silva, Andreia Jacinto, Beatriz Fonseca; Jéssica Silva, Diana Silva.

Treinador: Francisco Neto

«Acho que não temos de provar nada, temos de acima de tudo de seguir o nosso trabalho. Estamos no patamar onde nos propusemos e queremos estar mais acima da nossa realidade. Nunca é fácil jogar contra as campeãs da Europa e campeãs do Mundo, mas não foi por isso que não tentámos».

Espanha: Cata Coll; Ona Batlle, María Méndez, Laia Aleixandri, Olga Carmona; Alexia Putellas, Patricia Guijarro, Mariona Caldentey, Alba Redondo; Claudia Pina, Vicky López Serran

Treinadora: Montse Tomé

«Começar os torneios de forma forte e positiva é super importante. É uma equipa perigosa nas transições e a sair rapidamente no contra-ataque. Temos de controlar isso muito bem e encontrar os nossos momentos com bola, fluir… Portugal vai entrar com tudo, tal como Espanha, e vão existir momentos de sofrimento – e nós temos de saber resistir. A equipa tem uma grande maturidade para aguentar esses momentos, tanto os favoráveis como os desfavoráveis».

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 3-0 Portugal