
Euro 2025 feminino, 1.ª jornada: quinta-feira, 3 de julho de 2025, 20h00.
A ANTEVISÃO: DEPOIS DAS TREVAS, ESPERAR A BONANÇA
Portugal entra em campo nesta quinta-feira, dia 3 de julho, para disputar o primeiro encontro do Euro 2025, frente à poderosa Espanha. O duelo está marcado para as 20:00 horas, no Estádio Wankdorf, em Berna e marca o arranque das navegadoras pela terceira vez consecutiva nesta competição.
Na Qualificação para o Euro, a seleção portuguesa integrou o grupo 3 da Liga B com Irlanda do Norte, Bósnia e Herzegovina e Irlanda do Norte e somou um total de 16 pontos no grupo. Em seis jogos, conquistou cinco vitórias e cedeu apenas um empate, fora de portas, frente à Bósnia. Já nos playoffs, ultrapassou com distinção o Azerbaijão (8-1 no agregado) e, apesar de algumas dificuldades, garantiu o apuramento para a fase final da prova frente à Chéquia (3-2 no agregado).
A atual campeã do mundo também terminou no topo do grupo 2 da Liga A, onde enfrentou Dinamarca, Bélgica e República Checa. As campeãs em título somaram cinco vitórias, tendo apenas sido derrotadas pela Chequia (2-1), seleção que viria a ser eliminada por Portugal nos playoffs.
Apesar do histórico claramente desfavorável (duas vitórias para Portugal, seis vitórias para Espanha, incluindo a goleada por 7-1 na Liga das Nações) , a equipa orientada por Francisco Neto procura contrariar as estatísticas e “colocar-se num patamar acima da realidade atual da seleção”, como referiu o próprio selecionador em antevisão ao encontro.
As dúvidas no onze da Seleção Nacional centram-se em Kika Nazareth e Telma Encarnação. A jogadora do Sporting lesionou-se no treino desta última terça-feira e a jogadora do Barcelona continua a trabalhar para o regresso, depois de ter contraído uma lesão no tornozelo em março deste ano.
Por outro lado, Aitana Bonmatí também é dúvida para o encontro, depois de ter contraído uma meningite viral. A capitã Irene Paredes está suspensa e vai falhar o encontro, cumprindo o segundo jogo de castigo após expulsão frente à República Checa.
A arbitragem do encontro estará a cargo da romena Iuliana Demetrescu, auxiliada por Mihaela Țepușa e Amina Gutschi.
10 DADOS RÁPIDOS
- Portugal perdeu os últimos cinco encontros que disputou frente à Espanha.
- A Espanha nunca venceu o Campeonato da Europa Feminino.
- Portugal parte para a sua terceira presença consecutiva no Euro, esperando fazer melhor do que nas edições anteriores, onde não passou da fase de grupos.
- Portugal não venceu nenhum dos últimos cinco jogos (4 derrotas e 1 empate).
- As jogadoras com mais partidas disputadas em fases finais do Euro são Ana Borges, Carole Costa, Diana Silva, Dolores Silva e Tatiana Pinto, com seis jogos cada.
- A melhor marcadora de Portugal em fases finais do Euro é Carolina Mendes, com dois golos.
- O primeiro jogo de Portugal numa fase final do Euro foi em 2017, também frente a Espanha. A seleção das Quinas perdeu por 2-0.
- A última vitória de Portugal frente a Espanha remonta a 1997. A seleção nacional bateu a equipa espanhola por 3-0, num encontro amigável.
- A Espanha chega ao Euro 2025 como atual campeã mundial, após vencer o Campeonato do Mundo em 2023 frente a Inglaterra por 1-0.
- Portugal vai disputar os três jogos da fase de grupos na Suíça.
JOGADORAS A TER EM CONTA

Inês Pereira – Para travar o forte caudal ofensivo da Espanha, a guardiã da baliza portuguesa, presumivelmente Inês Pereira, será fundamental. A guarda-redes joga em terras espanholas, no Deportivo, e terá certamente um incentivo extra para entrar em campo.

Alexia Puttelas – Do lado espanhol, Alexia Putellas ganha ainda mais destaque, especialmente com a dúvida em torno da condição física Aitana Bonmatí, vencedora das últimas duas Bolas de Ouro. Antes do legado de Aitana, era Alexia a rainha do ouro feminino e esta época voltou aos melhores índices após prolongada lesão.
XI´s PROVÁVEIS
Portugal: Inês Pereira; Fátima Pinto, Carole Costa, Ana Seiça; Catarina Amado, Andreia Norton, Dolores Silva, Andreia Jacinto, Beatriz Fonseca; Jéssica Silva, Diana Silva.
Treinador: Francisco Neto
«Acho que não temos de provar nada, temos de acima de tudo de seguir o nosso trabalho. Estamos no patamar onde nos propusemos e queremos estar mais acima da nossa realidade. Nunca é fácil jogar contra as campeãs da Europa e campeãs do Mundo, mas não foi por isso que não tentámos».
Espanha: Cata Coll; Ona Batlle, María Méndez, Laia Aleixandri, Olga Carmona; Alexia Putellas, Patricia Guijarro, Mariona Caldentey, Alba Redondo; Claudia Pina, Vicky López Serran
Treinadora: Montse Tomé
«Começar os torneios de forma forte e positiva é super importante. É uma equipa perigosa nas transições e a sair rapidamente no contra-ataque. Temos de controlar isso muito bem e encontrar os nossos momentos com bola, fluir… Portugal vai entrar com tudo, tal como Espanha, e vão existir momentos de sofrimento – e nós temos de saber resistir. A equipa tem uma grande maturidade para aguentar esses momentos, tanto os favoráveis como os desfavoráveis».
PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 3-0 Portugal