O italiano Christian Scaroni (XDS Astana) venceu isolado a 16.ª etapa do Giro, marcada pelo abandono de Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe) e pela luta do mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates) para agarrar com unhas e dentes a camisola rosa, o que conseguiu.

Scaroni celebrou após 5h35.05 horas e 203 quilómetros que se estenderam entre Piazzola sul Brenta e o alto de San Valentino, indiferente às quedas e estratégias do dia. Ao seu lado chegou o companheiro de equipa Lorenzo Fortunato, e de mãos dadas, e quase 1 minuto depois, outro italiano, Giulio Pellizzari (Red Bull-BORA-hansgrohe), com os corredores da casa a fazerem o pleno do pódio.

O espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) com uma quebra comprometedora e perdeu quase 15 minutos.

O surpreendente mexicano Isaac del Toro segurou a liderança da geral, apesar de ter perdido quase toda a vantagem para Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) - envolvido na queda de Roglic que ditou o adeus do esloveno, vencedor do Giro em 2023 - que ocupa o terceiro lugar da classificação geral a 31 segundos, atrás do britânico Simon Yates (Visma-Lease a Bike) que segue na segunda posição, a 26.

Amanhã, quarta-feira, a 17.ª etapa liga 155 quilómetros entre San Michele all’Adige e Bormio, com passagem no Mortirolo, de primeira categoria.