O Benfica entrou em campo com novidades no onze inicial, estreando três reforços: Richard Ríos, Enzo Barrenechea e Amar Dedic, sob o comando de Bruno Lage. A equipa mostrou superioridade nos primeiros minutos, mantendo a posse de bola, embora sem grandes riscos. As águias abriram o marcador aos 37 minutos, com um golpe de mestria de Kerem Aktürko?lu, que após um excelente passe de Vangelis Pavlidis, não deu chances ao guarda-redes adversário.

Ainda na primeira parte, o Benfica ampliou o resultado com um autogolo de Archie Brown aos 42 minutos, num momento de pressão intensa dos encarnados. Contudo, o Fenerbahçe não se deixou abater e reduziu a desvantagem ainda antes do intervalo, com um belo remate de Irfan Kahveci, explorando um erro defensivo de António Silva.

O segundo tempo trouxe mais emoção, com Youssef En-Nesyri a empatar o jogo aos 60 minutos, após uma assistência de Sebastian Szymanski. O Benfica, contudo, não se deixou dominar e aos 81 minutos, Henrique Araújo, aproveitando um cruzamento de Nicolás Otamendi, marcou o gol da vitória, garantindo o troféu da Eusébio Cup para as águias.

Com este resultado, o Benfica demonstra sua capacidade de integração de novos talentos e resiliência, superando um adversário difícil e levantando o troféu em casa. A equipe de Bruno Lage, agora com mais uma conquista, prepara-se para os desafios da temporada com um espírito renovado e confiante.

Incidentes: O filme do jogo

Onze do Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, António Silva, Nicolás Otamendi, Samuel Dahl, Fredrik Aursnes, Enzo Barrenechea, Kerem Aktürko?lu, Richard Ríos, João Veloso, Vangelis Pavlidis

Onze do Fenerbahçe: Dominik Livakovic, Archie Brown, Çaglar Söyüncü, Mert Muldur, Jayden Oosterwolde, Sofyan Amrabat, Sebastian Szymanski, Fred, Irfan Kahveci, Youssef En-Nesyri, Oguz Aydin

20': O Benfica está por cima no jogo e já podia estar em vantagem. Mesmo sendo pouco incisiva com bola, preferindo guardá-la do que arriscar passes de difícil execução, a equipa encarnada já criou muito perigo a partir de situações de bola parada.

37': GOLO Benfica! Kerem Aktürkoğlu marca Kerem Aktürkoğlu marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

Num piscar de olhos, Pavlidis rodou sobre um defesa e lançou Akturkoglu na profundidade. O turco, com todo o tempo do mundo, conduziu até à baliza e bateu Livakovic no um contra um.

42': GOLO Benfica: Archie Brown marca na própria baliza!

Richard Ríos apareceu à boca da baliza e ficou a centímetros do golo, mas a bola ainda sobrou para Dedic que serviu Pavlidis com um passe tenso. O grego tentou finalizar, mas foi Archie Brown quem colocou a bola dentro da baliza.

45': GOLO Fenerbahçe! Irfan Kahveci marca Irfan Kahveci marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

António Silva perdeu a bola em fase de construção e a situação, mesmo não sendo particularmente perigosa, deu em golo porque Kahveci armou um remate colocadíssimo de fora da área. Rasteiro e junto ao poste, sem hipótese para Trubin.

Intervalo: Benfica em vantagem depois de uma primeira parte em que se tentou assumir como protagonista no jogo, integrando novas peças em dinâmicas de jogo que se mantém desde a época passada. Conseguiu chegar a uma vantagem justa com dois golos em rápida sucessão, mas acabou por deixar a equipa de José Mourinho reentrar na disputa.

47': As substituições «obrigam» Aursnes a jogar mais pelo meio nesta segunda parte, sendo que Ríos passa a atuar como médio mais recuado. Do outro lado, Mourinho muda de sistema para um 4-4-2, com Durán a acompanhar En-Nesyri na frente.

60': GOLO Fenerbahçe! Youssef En-Nesyri marca Youssef En-Nesyri marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

A desmarcação diagonal de En-Nesyri foi encontrada por Szymanski, que fez o passe perfeito para isolar o companheiro. O marroquino finalizou com tranquilidade.

81': GOLO Benfica! Henrique Araújo marca Henrique Araújo marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)

A bola parada finalmente dá dividendos! Schjelderup bateu um livre para a zona lateral da área, onde Otamendi apareceu e cabeceou para uma zona mais central. Henrique Araújo, na sua primeira oportunidade, desviou para golo com a sola da bota!