
Numa grande entrevista à página da UEFA, de lançamento da final da UEFA Europa League, com o Tottenham, na quarta-feira, Ruben Amorim especificou os treinadores que o inspiram e deixou até curiosa observação sobre o trabalho que fez no Sporting.
«Fui influenciado por muita gente, mas também sempre vi muito futebol e foi assim que aprendi mais. Tive muita influência do Jorge Jesus e ele inspirava-se muito na escola neerlandesa. Em miúdo, via muito futebol italiano e jogar com três centrais vem da filosofia de Cruyff. Depois, juntando isso com a escola defensiva italiana... Foi uma mescla de várias ideologias. No Sporting, ao contratar jogadores como o Nuno Santos e o Pedro Gonçalves, quis imitar o que o Mourinho fez no FC Porto», começou por dizer o treinador dos red devils.
«Sou o tipo de pessoa que gosta de criar laços com os jogadores, penso que, dessa forma, consigo gerir melhor do que sendo um treinador distante. O Mourinho influenciou-me nesse aspeto, porque ele trouxe isso para o futebol. Penso que todos os treinadores aprenderam muito com ele», apontou ainda Amorim.