Alex Márquez venceu a corrida sprint do GP do Reino Unido de MotoGP neste sábado, encerrando a sequência de seis nas corridas mais curtas do irmão, Marc Márquez, que terminou em segundo lugar, à frente de Fabio DiGiannatonio, que fechou o pódio.

O português Miguel Oliveira (Yamaha) terminou na 16.ª posição, a 19,213 segundos do vencedor, num dia em que Quartararo ofereceu a terceira pole consecutiva à equipa, mas acabou por desperdiçar a vantagem, após uma partida excelente, e acabou por cometer um erro que lhe valeu a queda na classificação, acabando a corrida mais curta da sétima etapa do Mundial precisamente no sétimo posto.

O português partiu da 15.ª posição, numa altura em que ainda tenta recuperar o ritmo perdido com a lesão sofrida logo na segunda prova da temporada, na Argentina, e que lhe custou a participação em três grandes prémios, mas já deus mostras de estar cada vez mais próximo de melhores resultados.

Na frente, Alex Márquez manteve o ritmo, não cometeu um único erro e aos poucos abriu vantagem para conquistar a sua primeira vitória sprint desde 2023.

No domingo disputa-se a corrida principal, às 13:00 horas (em Lisboa).