Nandinho, atualmente treinador campeão do Bahrein, ao comando do Al Muharraq, foi também jogador, entre outros, de Benfica e Alverca. Foi por estes últimos que teve o momento alto da carreira: um hat trick que valeu a vitória por 3-2 frente ao Sporting e que foi decisiva nas contas da permanência do clube que agora regressa à primeira divisão. Apesar de admitir que ainda revê os golos de vez em quando, Nandinho garante que não há melhor sensação para ganhar títulos.

Como olha para as eleições que aí vêm no Benfica? O momento da equipa vai fazer a diferença a 25 de outubro?

— Sim, o futebol é o momento. É um chavão que existe, mas a verdade é que depende muito do momento da equipa. Faz toda a diferença. Já fez diferença quando Rui Costa foi eleito, porque foi num momento em que a equipa estava bem, estava a ter resultados positivos e isso acaba por contagiar e as pessoas acabam por acreditar. Agora, existem alguns candidatos. Fala-se também de que Luís Filipe Vieira se vai candidatar. Se a equipa estiver a vencer creio que a continuidade de Rui Costa será o que deve acontecer. Se, pelo contrário, os resultados não forem os melhores, aí acredito que haja mudança e que possa surgir outro novo presidente no Benfica. 

Ganhou títulos no Al Ahli e no Al Muharraq. Esses são os melhores momentos da carreira ou ainda é o hat trick marcado pelo Alverca frente ao Sporting?

— São coisas distintas. Isso foi um momento pontual na minha carreira de jogador. Claro que os golos dão sempre ênfase e marcar três golos ao Sporting não é todos os dias, mas porventura tive jogos em que fiz boas exibições ou se calhar até melhores exibições e não fiz golo e não se dá tanto destaque. Vencer um título é sempre diferente e enquanto treinador ainda mais, porque temos de distinguir um bocadinho o que é ser jogador e o que é ser treinador. Enquanto jogador dependes de ti, única e exclusivamente, para fazer boas exibições. Enquanto treinador não dependes só daquilo que tu fazes no teu trabalho, dependes de todo o resto, de um plantel e dos resultados que vais conseguir.  Se tens resultados e consegues resultados e vences títulos, acho que é o ponto alto enquanto treinador da carreira de qualquer treinador. Os títulos são muito mais importantes do que um momento pontual na carreira como jogador de fazer três golos, não tem comparação possível. Quem anda no fenómeno futebol vive de títulos. Seja jogador ou treinador. Por isso os títulos têm sempre muito mais importância.