Adrian Newey, o cérebro por trás da equipa de Fórmula 1 da Aston Martin, soou o alarme para a temporada de 2026. Com grandes mudanças no horizonte para chassis e unidades de potência, Newey admite sentir uma mistura de excitação e medo enquanto a equipa se prepara para uma nova era no desporto.

Tendo deixado a Red Bull em 2024 para unir forças com a equipa da Aston Martin de Lawrence Stroll, Newey não é estranho a navegar por mudanças regulatórias. Refletindo sobre as transformações que se avizinham, Newey traça paralelos com a reformulação das regulamentações de 2022, onde o ceticismo inicial deu lugar a uma enxurrada de designs inovadores e abordagens diversas entre as equipas.

Num comentário ousado, Newey prevê um cenário semelhante a desenrolar-se em 2026, com as equipas a explorarem uma vasta gama de soluções aerodinâmicas e potenciais variações de desempenho em toda a grelha. A reformulação simultânea das regulamentações de chassis e unidades de potência apresenta um desafio e uma oportunidade únicos para as equipas de F1, prometendo um espetáculo de engenhosidade e competição.

Olhando para a colaboração da Aston Martin com a Honda na próxima temporada, Newey expressa confiança nas capacidades do fabricante japonês, citando a sua destreza em engenharia e compromisso com a excelência. À medida que a contagem decrescente para 2026 começa, todos os olhos estão voltados para o paddock da F1 para testemunhar o amanhecer de uma nova era no desporto motorizado, onde a velocidade, a inovação e a estratégia colidirão novamente no palco mundial.