
Contratação mais cara da história do Palmeiras, Vitor Roque viveu o seu primeiro grande momento no clube neste domingo, 11 de maio, quando marcou aos 90+5 o único golo da vitória do Palmeiras contra o São Paulo, num clássico do Campeonato Brasileiro. O treinador português Abel Ferreira foi expulso neste jogo.
A vitória foi fundamental para o Palmeiras, que lidera o Campeonato Brasileiro com 19 pontos conquistados. Já o São Paulo perdeu a sua invencibilidade e, com 9 pontos, está no 15º lugar.
Verdão domina, mas pouco faz
O Palmeiras teve três cantos nos dois primeiros minutos, com Bruno Fuchs e Paulinho travados em finalizações dentro da área. O Verdão foi quem tomou a iniciativa da partida e pressionou, mas acumulou cruzamentos na área sem sucesso. Curiosamente, o São Paulo foi quem acertou no alvo pela primeira vez, quando o ex-Vitória SC André Silva arriscou de longe e Weverton defendeu a dois tempos.
A bola seguiu mais tempo no pé do Palmeiras, mas já sem conseguir achar espaços e pressionar como nos minutos iniciais. O São Paulo passou a aparecer no ataque com mais frequência. Aos 20', Estevão aproveitou um erro da defesa adversária, recebeu o «presente» à entrada da área e chutou forte por cima da baliza.
O Verdão voltou a sufocar, pecando sempre no último passe. O exagero de cruzamentos continuou a travar a criação de melhores chances.
O jogo prosseguiu quase inteiramente no campo de ataque do Palmeiras, mas com o São Paulo bem organizado defensivamente e a evitar maiores problemas. Aos 42', finalmente uma chance clara, quando Estêvão tabelou com Allan, arrancou e o seu remate cruzado tirou tinta da trave. A reta final do primeiro tempo foi intensa, mas sem bola na rede.
Empate? Nada disso
O segundo tempo já começou com chances mais claras de golo para as duas equipas. Do lado do Palmeiras, Paulinho arrancou até a entrada da área, soltou a pancada e Rafael espalmou em grande defesa. Na resposta do São Paulo, Ferreirinha puxou da esquerda para o meio, deixou o defensor no chão e bateu para defesa de Weverton, que espalmou para fora.
O Palmeiras seguiu mais propositivo. Aos 56', Flaco López ganhou nas alturas e cabeceou à direita da baliza. Aos 59', Paulinho aproveitou a sobra na meia-lua, chutou de bico e errou por pouco. Já aos 63' - pouco depois de Abel Ferreira ser expulso por protestos -, Felipe Anderson dominou dentro da área, chutou rasteiro e Enzo Días por pouco não marcou um auto-golo.
Uma nova chance clara para o Palmeiras aconteceu aos 68', quando Lucas Evangelista cruzou da esquerda, Felipe Anderson chegou livre ao segunda poste e chutou por cima. O São Paulo respondeu no minuto seguinte, com Oscar a aparecer na cara do golo após uma bela jogada, mas parando em Weverton, que saiu bem da baliza-
Os dois treinadores colocaram em campo jogadores de renome que estavam no banco em busca da vitória, mas os erros de passes continuaram. A reta final estava morna, até que, aos 90+5, Felipe Anderson recebeu livre no meio, rematou forte e Rafael fez grande defesa. No entanto, Vitor Roque foi fatal na recarga e marcou. O golo foi validado após longa revisão do VAR e o Verdão venceu.