A variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 tem crescido exponencialmente na proporção de casos prováveis nas últimas duas semanas em Portugal, estimando-se uma proporção de 46,9% na segunda-feira, revelam dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
A diretora da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) afirmou hoje que ainda é cedo para saber se é necessário adaptar as atuais vacinas contra a covid-19 à Ómicron, ou outras variantes que surjam.
O número de infetados com a variante Ómicron do vírus que provoca a covid-19 na Madeira é indeterminado, admitiu hoje o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que apela ao cumprimento das medidas de contenção adotadas pelo executivo.
As férias judiciais devem ser prorrogadas até 09 de janeiro para minimizar o risco de contágio da covid-19 nos tribunais portugueses, defende a Ordem dos Advogados (OA), que revelou já ter feito esse pedido ao Ministério da Justiça.
O INSA estima que quase metade dos casos de Covid-19 na segunda-feira já sejam da nova variante do coronavírus. Ómicron será a variante dominante já nesta semana, marcada pela quadra natalícia.
A Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE) alertou hoje para a necessidade de serem adotadas "medidas urgentes" para reduzir o impacto das sucessivas vagas de covid-19 e exortou a população "a não baixar a guarda".
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 60 novos casos positivos de covid-19 e contam hoje com 449 infeções ativas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Santa Maria, Graciosa, Faial, Flores e Pico, informou a Autoridade de Saúde.
O matemático Carlos Antunes considerou hoje “prudente e aconselhável” antecipar as medidas de contenção para evitar chegar aos 6.000/7.000 casos diários de covid-19, o que levaria a atingir as 250 camas em cuidados intensivos.
Bruxelas aprovou esta terça-feira que o certificado de vacinação contra a Covid passe a ter um prazo de validade de nove meses para efeitos de viagens dentro da União Europeia.
À medida que nos aproximamos do Natal, há muitas coisas a ter em consideração: qual a decoração para este ano? Quem traz o arroz-doce, peru ou bacalhau? Testaram negativo à COVID-19?
A Fenprof avançou com uma ação judicial para obrigar o Ministério da Educação a divulgar dados sobre a situação da pandemia de Covid-19 nas escolas e jardins de infância, tais como o número de turmas em isolamento.
O Japão fecha as fronteiras a todos os visitantes estrangeiros devido à variante Omicron da covid-19, após ter flexibilizado algumas restrições para permitir a entrada de viajantes de negócios e estudantes.
A Comissão Nacional de Saúde da China anunciou hoje a deteção de 81 novos casos de covid-19, 57 dos quais por contágio local nas províncias de Shaanxi, Zhejiang e Cantão.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o risco que a nova variante do coronavírus representa, apelando a que se cancelem alguns eventos durante o período do Natal.