O projecto #Vibes4UNoDrugs está, esta quinta-feira, no arranque do festival Summer Opening. Trata-se de um projecto preventivo dos comportamentos aditivos e dependências, no contexto recreativo nocturno, desenvolvido pela Direção Regional da Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD).

Este projeto, conforme nota à imprensa, tem sido implementado desde janeiro de 2015, em parceria com a Universidade da Madeira e a Escola Superior de Enfermagem de São José Cluny e com a PSP.

Integra um conjunto de intervenções baseadas na metodologia de educação pelos pares, no qual jovens universitários recebem formação no âmbito da prevenção e da redução de riscos e minimização de danos associados ao consumo de substâncias psicoativas (SPA) em contextos recreativos noturnos, e posteriormente sensibilizam a população.

Os principais objetivos da sensibilização nos eventos recreativos noturnos no verão passam por informar acerca dos riscos da experimentação, uso/abuso e policonsumo de SPA lícitas e ilícitas e riscos associados; sensibilizar a população para as consequências inerentes à condução sob o efeito de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas e disseminar mensagens alusivas à promoção da saúde junto da população. Durante a sensibilização serão ainda distribuídos materiais preventivos, como pins, pulseiras, rebuçados e preservativos e os festivaleiros são convidados a soprar o alcoolimetro acompanhado por uma mensagem sobre o impacto do consumo do álcool na condução, na violência, nos comportamentos sexuais de risco e nas intoxicações alcoólicas agudas.