
- Siga aqui ao minuto o ataque dos EUA às centrais nucleares no Irão
- Leia aqui na integra o discurso de Donald Trump à nação após ataques
Num discurso na Casa Branca, poucas horas após os ataques militares dos Estados Unidos às centrais nucleares do Irão, o presidente Donald Trump classificou a operação como um “sucesso militar espectacular”. Segundo Trump, os ataques de precisão massiva sobre Fordow, Natanz e Esfahan “completamente obliteraram” as principais instalações nucleares iranianas.
Trump apelidou o Irão de “o valentão do Médio Oriente” e afirmou que o país deve “fazer as pazes” com Israel e os EUA ou enfrentar ataques futuros que, ameaça, seriam “muito maiores e muito mais fáceis”. O presidente referiu que centenas de milhares de pessoas morreram “como resultado direto do ódio” propagado pelo regime iraniano.
Durante o discurso, Trump agradeceu ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, elogiando a colaboração entre os dois como uma equipa que “trabalhou como talvez nenhuma outra equipa alguma vez trabalhou antes”. Elogiou ainda os esforços de Israel contra o Irão, mas frisou que os ataques deste sábado só poderiam ter sido realizados pelos Estados Unidos, dada a sua capacidade militar única.
Trump advertiu o Irão que “ou haverá paz ou haverá tragédia”, sublinhando que “ainda existem muitos alvos no país para os EUA atingirem”. “Se a paz não chegar rapidamente, iremos atrás desses outros alvos com precisão, rapidez e habilidade”, avisou.
O presidente enfatizou que “mais nenhum exército no mundo” teria a capacidade para executar uma ação tão precisa e eficaz como esta, destacando a superioridade do arsenal americano, incluindo bombas capazes de penetrar profundamente em instalações subterrâneas.
O discurso durou pouco mais de quatro minutos e mencionou os locais atacados — Fordow, Natanz e Esfahan —, áreas conhecidas há décadas e ligadas ao controverso programa nuclear iraniano. Trump lembrou que o Irão proclama “morte à América, morte a Israel” há 40 anos e culpou o regime pelas mortes de milhares de americanos e centenas de milhares de civis no Médio Oriente, resultado do “ódio” promovido pelo governo iraniano.
Trump concluiu o discurso com um aviso claro e contundente: “Ou haverá paz, ou o Irão enfrentará tragédias ainda maiores do que as que viu nos últimos oito dias. Lembrem-se, há muitos outros alvos.”