"Temos questões contratuais com funcionários em situação precária, nós lutamos pela regularização", disse à Lusa o secretário-executivo do Sindicato dos Trabalhadores da AGER (Sintager), Selby Ramos.

Outro aspeto que motiva o protesto é a "forma como é feita a contratação de quadros na entidade", disse, explicando que os critérios não são claros para os trabalhadores".

O porta-voz dos trabalhadores sublinhou que o ponto mais alto do protesto deve-se a uma decisão do Conselho de Administração da AGER, que fez em março "um aumento salarial de dois ex-administradores e um chefe de departamento", em 7.500 dobras (309 euros) para cada um, "num cenário em que durante muitos anos dizem que a instituição não tem dinheiro".

"Nós movemo-nos claramente contra o que qualificamos como má gestão. É preciso que se saiba gerir os recursos da entidade e não se pode aceitar que seja aumentado os salários de ex-administradores e chefes de departamento, num cenário que todos entendem que o país cada vez mais está difícil", disse Selby Ramos.

O aumento é visto pelos trabalhadores como "uma tomada de decisão em benefício próprio" dos atuais administradores para quando deixarem o cargo também beneficiarem do aumento, tendo em conta que as normas da AGER prevê estes benefícios a todos os ex-administradores que são funcionários da instituição.

"A adesão e paralisação completa que nós temos só mostra aquilo que é a injustiça que está sendo feita contra os trabalhadores", sublinhou o secretário-executivo do Sintager, defendendo que "deve ser conferido o mesmo direito a todos" os 30 funcionários da AGER.

"Nós temos uma adesão de 100%" e "a instituição está neste momento paralisada até quando o conselho de administração der aquilo que é direito dos trabalhadores", assegurou Selby Ramos.

A AGER é responsável pela regulação e fiscalização dos setores e serviços de telecomunicações, correios, água e electricidade.

A Lusa tentou ouvir a presidente do conselho de administração da AGER, Maria de Conceição Raposo, mas esta mostrou-se indisponível.

JYAF // JH

Lusa/Fim