Fumio Kishida falava na conferência de imprensa conjunta, em Tóquio, no final do encontro bilateral entre os dois líderes.

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 países, incluindo os membros permanentes, com poder de veto: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Em 27 de abril, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução que visa reduzir o uso do veto no Conselho de Segurança, enquanto Brasil e Índia exigiram uma reforma do órgão.

O governante japonês acrescentou que Joe Biden apoiou também a organização da cimeira do G7, no próximo ano, em Hiroshima, no sudoeste do país.

Kishida disse ainda que o Japão e os EUA "vão vigiar as atividades recentes da marinha chinesa, bem como os movimentos relacionados com os exercícios conjuntos da China e da Rússia".

"Opomo-nos firmemente às tentativas de mudar o 'status quo' pela força no mar da China Oriental e no mar da China Meridional", disse.

Por outro, os dois líderes concordaram "em lidar conjuntamente com várias questões relacionadas com a China, incluindo direitos humanos", acrescentou o primeiro-ministro japonês.

VQ // EJ

Lusa/Fim