O mais recente relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), divulgado esta quarta-feira, aponta para que as temperaturas médias globais permaneçam em níveis recordes até, pelo menos, 2029.

O relatório da agência especializada da ONU revela que as previsões para 2025-2029 apontam para um aumento da temperatura média global de 1,5 graus. E alerta pra alguns dos impactos do aumento da temperatura que incluem:

  • ondas de calor;
  • eventos extremos de chuva;
  • secas severas;
  • subida do nível do mar.

Os dados indicam ainda que há 80% de probabilidade de 2024 ser superado nos próximos anos e deixar de ser o ano mais quente desde que há registo.

“Acabámos de vivenciar os dez anos mais quentes registados até agora. E, infelizmente, este novo relatório não oferece sinais de trégua nos próximos anos”, sublinha a secretária-Geral Adjunta da OMM, Ko Barrett, em comunicado.

Ko Barrett avisa que a nova realidade “terá um impacto negativo crescente nas nossas economias, na nossa vida quotidiana, nos nossos ecossistemas e no nosso planeta”.

O relatório da OMM aponta para que a temperatura média global anual à superfície venha a estar entre 1,2°C e 1,9°C superior à média dos anos da época pré-industrial.