As temperaturas vão descer significativamente a partir deste domingo, devido a uma massa de ar polar que vai atingir o país, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Depois de temperaturas acima do habitual para esta época do ano, o IPMA prevê uma “descida significativa da temperatura", nos próximos dias, em Portugal continental. E a ‘culpa’ é da passagem de uma superfície frontal fria no sábado e de uma massa de ar polar que atinge o país, no dia seguinte.

No sábado, a frente fria traz precipitação fraca a moderada nas regiões Centro e Norte, e uma descida “acentuada" da temperatura.

De acordo com o IPMA, a partir de domingo, espera-se tempo seco e frio, com formação de geada no interior do país, em especial nas regiões Norte e Centro, onde poderão ser atingidas temperaturas mínimas inferiores a 0 graus.

As noites serão mais frias, com temperaturas mínimas entre os 0 e os 5 graus, exceto em alguns pontos da faixa costeira, “onde serão um pouco superiores”.

A temperatura máxima também vai registar uma descida, com os termómetros a ficarem entre os 10 e os 15 graus. Em alguns locais da faixa costeira, podem ser pontualmente superiores e nas terras altas do interior Norte e Centro não deverão ultrapassar os 10 graus.

O IPMA prevê também uma “intensificação do vento”, o que, aliada à descida das temperaturas, irá “contribuir para um aumento significativo do desconforto térmico”.

Durante o fim de semana, é previsto ainda um aumento da agitação marítima, com ondas que podem chegar aos 4,5 metros, deixando Lisboa e Leiria sob aviso amarelo entre as 00:00 de domingo e as 00:00 de segunda-feira.