
Os aeroportos nacionais movimentaram 13,953 milhões de passageiros no primeiro trimestre, uma subida homóloga de 2,4% impulsionada pelos máximos mensais históricos atingidos em janeiro e março, anunciou esta terça-feira o INE.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, França foi o principal país de origem e de destino dos voos no primeiro trimestre de 2025, com um "ligeiro crescimento" no número de passageiros desembarcados e um decréscimo nos passageiros embarcados face ao mesmo período de 2024.
O Reino Unido e a Espanha ocuparam a segunda e terceira posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino, seguidos pela Alemanha. O Brasil foi o quinto país de origem e Itália o quinto país de destino dos voos.
Aeroporto do Funchal ultrapassa Faro em movimento de passageiros
Nos primeiros três meses de 2025, o aeroporto de Lisboa movimentou 54,6% do total de passageiros. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 4,0% no movimento de passageiros, enquanto o aeroporto do Porto concentrou 23,0% do total de passageiros movimentados.
Considerando apenas o mês de março de 2025, aterraram nos aeroportos nacionais 18,7 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 5,4 milhões de passageiros, e foram movimentadas 22,8 mil toneladas de carga e correio.
O INE destaca que foi atingido em março um novo máximo mensal histórico do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais.
Em março de 2025, 82,5% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,3 milhões, na maioria provenientes do continente europeu. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,5% do total de passageiros desembarcados.
Relativamente aos passageiros embarcados, 82,0% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,2 milhões de passageiros, tendo 69,2% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, mais 3,0% do que em março de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados.