Esta teve a crise do império Otomano como pano de fundo, e refletiu a rivalidade entre Rússia e Áustria-Hungria pela influência sobre os territórios balcânicos, e entre a Rússia e o Reino Unido pelo controlo do Mediterrâneo oriental. No início de 1878, os russos derrotaram os otomanos, impondo-lhes a formação da “grande Bulgária”, que se estendia do mar Egeu ao Mar Negro. A perspectiva da formação de um grande estado pro russo na região alarmou o Reino Unido e motivou a realização de um congresso em Berlim, com a participação, entre outros, de Reino Unido, Rússia e Austria-Hungria, e moderado pelo chanceler alemão Otto von Bismarck.

O congresso de Berlim de 1878 realizou-se entre 13 de junho e 13 de julho de 1878 e determinou a nova configuração política dos balcãs, que ficaram divididos em estados de média dimensão e rivais entre si, situação que se mantinha nas vésperas da I guerra mundial. Quais as consequências do congresso de Berlim de 1878? Será que foi uma das causas remotas do início da I guerra Mundial?

SIC Notícias

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios: