Em comunicado, a PJ referiu que a operação foi realizada com recurso a "um número significativo de efetivos", em cumprimento de mandados de buscas e apreensão a três residências na localidade de Safende, cidade da Praia.

Durante a operação foi detido em flagrante delito um homem "suspeito da prática de crimes de homicídios, na sua forma consumada e tentada, detenção de armas de fogo e tráfico".

Segundo a PJ, foram ainda apreendidos objetos que "se presume terem sido utilizados na prática de crimes", nomeadamente uma arma de fogo de fabrico artesanal, munições e droga.

No mesmo processo, que hoje levou à operação em Safende, outros dois homens, também indiciados na prática de crimes de homicídios, na sua forma consumada e tentada e detenção de armas de fogo, encontram-se em prisão preventiva, após terem sido detidos, em flagrante delito, em 24 de maio.

São todos suspeitos de envolvimento no homicídio de um jovem da mesma localidade, "vítima de um disparo mortal, na sequência de uma briga entre dois grupos rivais", sendo que a vítima "fazia parte de um dos grupos", esclareceu a PJ.

O indivíduo detido esta manhã ainda será presente a tribunal, para primeiro interrogatório e fixação das medidas de coação.

PVJ // LFS

Lusa/Fim