Já foi oficializada a criação da Estrutura de Missão para o Hospital Central e Universitário da Madeira, e com ela a nomeação de Pedro Ramos para liderar esse novo organismo público, conforme consta da Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 576/2025, publicada no Jornal Oficial da Região desta sexta-feira.

Essa nova estrutura "tem por missão o planeamento e coordenação de todo o procedimento inerente à transição e modelo de funcionamento do futuro Hospital Central e Universitário da Madeira, (HCUM), bem como da Unidade Local de Saúde do Porto Santo", refere a publicação.

Conforme o DIÁRIO já havia avançado, o antigo secretário regional de Saúde e Protecção Civil irá reportar ao presidente do Governo Regional e à secretária que herdou as suas anteriores pastas, já que esta nova Estrututura dependerá directamente da Presidência do Governo e da Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil.

Além disso, confirma-se que Pedro Ramos vai poder contar com um assessor executivo, cargo que deverá ser ocupado por Maria do Carmo Silva, que era adjunta do seu gabinete quando secretário regional, um secretário pessoal e um motorista, todos em regime de disponibilidade permanente, com isenção de horário.

No desempenho destas novas funções, Pedro Ramos será assessorado por um Conselho Consultivo, composto por sete elementos, provenientes do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), cuja função não será remunerada.

A nova Estrutura de Missão irá funcionar nas instalações do Edifício do Governo Regional, sito à Avenida Zarco, no Funchal.