Liderada pelo antigo presidente do sindicato dos professores, Vença Mendes, a Plataforma Nacional das Organizações da Sociedade Civil para a Democracia, Cidadania e Direitos Humanos, diz ser "uma alternativa" às outras correntes da sociedade civil, mas que se pauta pela "equidistância".

Vença Mendes sublinhou que a maioria dos membros da nova organização desvinculou-se do Movimento da Sociedade Civil (uma outra plataforma) por descordar dos métodos adotados para a mediação da crise política que assola o país há quase dois meses.

Além da apresentação formal ao chefe de Estado, a Plataforma liderada por Mendes aproveitou para pedir a José Mário Vaz que trabalhe para que seja encontrada uma saída rápida da crise politica.

"O nosso país já é de si frágil mesmo tendo Governo e não se pode dar ao luxo de ficar tanto tempo sem um", observou o dirigente que promete levar a mesma mensagem às outras instituições do país e da comunidade internacional.

Na segunda-feira, uma outra plataforma da sociedade civil, a Aliança Nacional para Paz e Democracia, reuniu-se com o líder do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), Domingos Simões Pereira.

A saída do encontro, um porta-voz do grupo, disse aos jornalistas que o político confirmou-lhes ter sido alvo de uma alegada tentativa de detenção, sem, contudo, adiantar mais pormenores.

MB // PJA

Lusa/Fim