A Nissan apresentou finalmente a nova geração do Leaf, que chega com uma maior autonomia e um design mais elegante e aerodinâmico. Lançado em 2010, o Leaf é um recordista de vendas entre os modelos da Nissan, com mais de 700 mil unidades comercializadas em todo o mundo, marcado a história do primeiro modelo 100% elétrico de grande produção.

A nova geração foi completamente redesenhada e reinventada, trocando o formato hatchback familiar dos modelos anteriores por um perfil SUV compacto, completo com uma secção traseira ao estilo fastback.

Com um coeficiente de resistência de apenas 0,25, o seu design elegante otimiza o fluxo de ar para melhorar o desempenho e a autonomia. Os puxadores das portas embutidos, a linha de tejadilho fluida, a cobertura total do piso e as superfícies esculpidas criam um perfil moderno, enquanto a sua iluminação dianteira e traseira exclusiva proporciona uma identidade distinta e de alta tecnologia na estrada.

Em todas as versões, os designs das jantes são otimizados para um desempenho aerodinâmico e um estilo arrojado. As opções incluem jantes de liga leve de 18’’ com pneus 195 na versão de entrada, jantes de liga leve de 18’’ com pneus 215 mais largos na versão intermédia e jantes de liga leve de 19’’ com pneus 235/45R19 na versão topo de gama.

A Nissan anunciou que o design das jantes de liga leve de 18’’ apresenta uma referência subtil ao padrão “Ni-San”, fazendo eco dos faróis traseiros holográficos 3D.

Embora ligeiramente menor que o seu antecessor, a nova geração do Leaf chega com 4,40 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2.69 m, o que permite que novo Nissan Leaf ofereça um interior espaçoso, concebido para satisfazer as necessidades diárias de uma família moderna, com uma bagageira, 437 litros de espaço de carga. O acesso à bagageira torna-se mais conveniente com a disponibilidade de abertura elétrica, enquanto em algumas variantes selecionadas será também incluído barras de tejadilho, permitindo a instalação de barras transversais acessórias.

No interior, a Nissan optou por um design minimalista e concebido para apoiar o condutor com um conjunto de caraterísticas intuitivas disponíveis, com Google incorporado que oferece acesso ao Maps, ao Assistente e à Play Store diretamente nos dois ecrãs de 14,3 polegadas do veículo.

Os condutores podem controlar a navegação, a climatização e os meios de comunicação em modo mãos-livres, ou sincronizar aplicações e serviços pessoais.

A aplicação Conectividade (aplicação NissanConnect Services) permitirá o acesso remoto ao estado da bateria, ao carregamento, ao pré-condicionamento da temperatura do habitáculo, ao planeamento de viagens e a muitas outras funcionalidades.

Nota ainda para o sistema áudio premium BOSE Personal Plus que proporciona um som envolvente, enquanto um altifalante integrado no encosto de cabeça do condutor trata da navegação e das chamadas telefónicas, permitindo que os passageiros continuem a desfrutar de música sem interrupções.

Outro destaque é o tejadilho panorâmico de vidro escurecido, opcional com função e-Dimming, que elemina a necessidade de um para-sol físico.

O novíssimo Nissan Leaf combina a assistência inteligente ao condutor com um desempenho elétrico envolvente. Construído sobre a plataforma modular CMF-EV, partilhada com o Nissan Ariya, apresenta uma suspensão dianteira MacPherson e adota uma disposição traseira multi-link.

Para apoiar o condutor, a nova geração do Leaf está equipada com o ProPILOT Assist com Navilink que facilmente adapta às curvas e à alteração dos limites de velocidade para uma condução sem esforço em autoestrada, a que se junta o sistema e-Pedal Step e a travagem regenerativa ajustável para proporcionar uma condução suave e com um só pedal em ambientes urbanos. Os níveis de regeneração são agora ajustáveis através das patilhas de mudança de velocidades ou automaticamente através do Controlo Inteligente da Distância, que adapta a regeneração com base nas condições de trânsito;

Nota ainda para o 3D 8-point Around View Monitor e visualização da estrada em tempo real ajudam a gerir manobras apertadas, a que se junta uma vista invisível do capot e uma vista frontal ampla para ver para além de carros estacionados, edifícios ou outros obstáculos. A segurança de série inclui Cruise Control Inteligente, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Sistema de Monitorização do Condutor.

O novo Leaf está disponível com um único motor elétrico que movimenta as rodas dianteiras, e que a Nissan diz ser 75% mais silencioso e 10% menor do que o anterior.

A versão de entrada possui uma bateria de 52 kWh e uma potência de 174 cv e 345 Nm de binário máximo., superior à do seu antecessor. Já a versão topo de gama conta com uma bateria de 75 kWh e um motor elétrico mais potente, capaz de gerar uma potência de 214 cv e 355 Nm de binário.

A Nissan promete uma autonomia de até 488 km para a versão com bateria de 75 kWh, com capacidade de carregamento rápido que pode adicionar 250 km em apenas 14 minutos. Além disso, quando num posto de carregamento CC de 150 kW, a bateria pode recarregar de 10% a 80% da sua carga em 35 minutos.

Equipado com a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), o novo Leaf permite o carregamento de dispositivos externos diretamente a partir do automóvel, alimentando uma variedade de dispositivos de pequena e média dimensão. Aproveitando um adaptador de acessórios disponível, os clientes podem utilizar uma porta de carregamento V2L externa para alimentar convenientemente os dispositivos, acedendo a até 3,6 kW de potência.

A Nissan já anunciou que o novo Leaf será construído na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, e que as encomendas terão início no outono, estando as primeiras entregas previstas para a primavera do próximo ano.