
Numa intervenção perante o 39.º Congresso do PSD, que terminou com um aplauso de pé, Montenegro admitiu concordar com Rui Rio de que o PSD poderá viabilizar Governos minoritários do PS, desde que António Costa também assegure o inverso.
"Eu queria-lhe dizer dr. Rui Rio, você já demonstrou cá dentro que consegue ser eficaz e aproveitar as oportunidades para ganhar eleições diretas. E eu que o diga e que o diga também o Paulo Rangel, a quem envio uma saudação amiga", afirmou, referindo-se à condição de ambos de candidatos à liderança do PSD derrotados pelo atual presidente.
Por isso, apelou: "queremos que faça o mesmo ao dr. António Costa e ao PS".
"Tem um partido todo consigo, vá em frente, Portugal precisa de nós, Portugal precisa de si", afirmou.
Luís Montenegro desafiou ainda Rio a fazer o que chamou de "teste do algodão" a António Costa - de quem disse estar disponível para "fazer o frete" de governar mais dois anos, antes de se candidatar a Presidente da República.
"Esta é a questão central: se o PSD ganhar as próximas eleições e se o PSD formar governo sem maioria absoluta, está o PS disponível para viabilizar dois primeiros orçamentos do Estado?", questionou.
Montenegro disse que até concorda com a disponibilidade já manifestada por Rio de viabilizar um eventual governo minoritário do PS, mas apenas com uma condição.
"O PS e António Costa têm de dizer antes das eleições que farão o mesmo connosco", afirmou, considerando que, se assim não for, os eleitores de centro poderão achar que "é mais seguro" votar nos socialistas.
SMA // JPS
Lusa/fim