Em comunicado, a Marinha indica que o tripulante, "que apresentava dificuldades respiratórias, foi resgatado e transportado pela aeronave EH-101, da Força Aérea Portuguesa, para o aeroporto da Horta, onde aterrou cerca das 11:20".

O homem foi, depois, "encaminhado para unidade hospitalar, por uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores".

De acordo com a Marinha, o tripulante resgatado, com nacionalidade chinesa, estava "a bordo do navio mercante KANG MAY, com bandeira da Libéria, a navegar a cerca de 228 milhas náuticas [422 quilómetros] a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores".

A Marinha esclarece que a ação, iniciada durante a madrugada de hoje, foi desenvolvida através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e a Força Aérea.

"Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras", refere.

ACG // VAM

Lusa/fim