"Há a reportar 25 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 8.511 casos confirmados de covid-19" desde o início da pandemia, lê-se no boletim epidemiológico divulgado pela autoridade de saúde regional.

No documento é referido que, dos novos casos, 22 são de transmissão local, associados sobretudo a contactos positivos, e apenas três são importados (dois da Áustria e um da Região de Lisboa e Vale do Tejo).

Ainda segundo a Direção Regional de Saúde estão hoje notificadas 342 ativas, dos quais 20 são casos importados e 322 são de transmissão local.

A autoridade regional de saúde indica ainda que 10 doentes estão internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, salientando que não está qualquer pessoa a receber tratamento na Unidade de Cuidados Intensivo.

Outras 19 encontram-se numa unidade hoteleira e as restantes permanecem em alojamento próprio, é acrescentado.

A Direção Regional de Saúde revela também que estão a ser avaliadas 98 situações relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações.

Outras 594 pessoas estão em vigilância de contactos ativos e 9.201 viajantes estão a ser acompanhados com recurso à aplicação 'MadeiraSafe', indica a autoridade regional de saúde.

A Direção Regional de Saúde destaca igualmente que "há hoje mais 25 casos recuperados a reportar", contabilizando a Madeira 8.098 doentes curados de covid-19, mantendo os 71 óbitos associados a esta doença desde o início da pandemia.

Na situação epidemiológica relativa à Madeira divulgada hoje pela Direção-Geral de Saúde, cujos números raramente coincidem com os apurados a nível regional, são atribuídos a este arquipélago mais 28 casos positivos, os mesmos reportados na terça-feira, num total de 8.743 doentes confirmados e 68 óbitos associados à doença desde março de 2020.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.874.984 mortos no mundo, resultantes de mais de 132,3 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.890 pessoas dos 825.031 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

AMB // VAM

Lusa/fim