"Hoje, há nove novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 423 casos confirmados de covid-19" neste arquipélago, lê-se no boletim epidemiológico diário divulgado pelo Instituto da Administração de Saúde (IASAÚDE).

No mesma informação, este instituto refere que, entre os novos casos, sete são importados, oriundos do Reino Unido, Alemanha, Polónia, Itália, Finlândia, Austrália e região Norte de Portugal, com um doente cada, existindo dois de transmissão local.

"No total, há 19 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, nove provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 10 relacionadas com contactos de casos positivos", indica também o IASAÚDE.

Na região estão assim contabilizados hoje "160 casos ativos, dos quais 148 são importados", situações que foram identificadas no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, e "12 são casos de transmissão local".

Destes, "135 são não-residentes e 25 residem na região", aponta, assegurando que estão a cumprir quarentena, sendo que 79 pessoas estão em isolamento numa unidade hoteleira e o mesmo número encontram-se em alojamento próprio.

Dois doentes estão internados na Unidade Polivalente dedicada à covid-19 no Hospital do Funchal, complementa o IASAÚDE.

Outro dado que consta deste boletim é número de doentes recuperados neste território, que se "mantém nos 263".

O instituto aponta que hoje "16.007 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação, 7.223 das quais estão em vigilância ativa".

Desde o começo da pandemia, foram contabilizadas na Madeira 1.883 casos suspeitos de covid-19, mas 1.460 não se confirmaram, menciona.

Sobre a realização de testes de despiste efetuados no arquipélago, esta autoridade realça que na operação destinada aos visitantes, montada nos portos e aeroportos, "há a reportar um total cumulativo de 95.932 colheitas realizadas até às 19:00 de hoje".

No laboratório do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM) foram ainda processadas 147.907 amostras, afirma.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 44 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.395 pessoas dos 128.392 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

AMB // MCL

Lusa/fim