"As chamadas recebidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS24 estão relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise", referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

A LAP foi lançada no dia 01 de abril de 2020, através de uma parceria entre os SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, com vista a dar "uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos durante a pandemia".

Durante este período, os psicólogos que prestam serviço na LAP atenderam mais de 9.500 profissionais de saúde e mais de 138 mil outros utentes.

"Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifique que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados", explicam os SPMS.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação do utente não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresentem outro tipo de sintomatologia.

HN // HB

Lusa/fim