As neurociências e as implicações da investigação cerebral na prática pedagógica com crianças vão estar em destaque, esta sexta-feira, na Universidade da Madeira (UMa).

No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, em parceria com o Centro de Investigação em Educação (CIEC), pelas 10h30, na Sala do Senado, no Campus da Penteada da UMa, tem lugar a conferência ‘New Science is Born – Early Childhood Neuropedagogy’, proferida por László Varga, um investigador que vem da Hungria.

Conforme nota Ana França, esta será uma oportunidade para os "estudantes, futuros educadores, professores e técnicos superiores de educação reflectirem sobre Educação de Infância, Pedagogia, Neurociência e Investigação, numa dimensão internacional".

A directora do referido curso de mestrado do Departamento de Ciências da Educação da UMa realça que o foco será colocado no diálogo que pode ser estabelecido entre a investigação e a educação, aspecto que tem merecido a atenção do conferencista convidado.

László Varga é professor associado e reitor da Faculdade de Pedagogia Benedek Elek, da Universidade de Sopron, na Hungria. Foi o fundador do grupo do Laboratório Internacional de Investigação Neuropedagógica na Primeira Infância, uma instituição húngara que o próprio lidera.

Os seus principais campos de investigação são o impacto da infância nos percursos da vida pessoal, a visão do mundo e a cultura da Educação de Infância, a pedagogia construtivista, a neuropedagogia na primeira infância e a educação baseada em competências transversais. Juntamente com outros profissionais da área, László Varga estabeleceu uma rede internacional de investigação e aconselhamento.

Esta é uma conferência que se destina, preferencialmente, a estudantes da área da educação, técnicos superiores de educação, educadores e professores cooperantes, mas também ao público em geral ligado à educação.

Mas há mais para ter em conta na agenda desta sexta-feira, dia 16 de Maio.

Agenda

09h00 - ‘Madeira Pride’ assinala, na Região, o Dia Internacional contra a Homofobia, Lesbofobia, Transfobia, Bifobia.

09h30 - Encontro Regional de Clubes Europeus (ERCE), na Sala de Conferências da Escola Secundária de Jaime Moniz.

09h30 - II Jornadas Técnico – Pedagógicas, com o tema ‘Inclusão em foco: desafios e práticas em contexto’, no Auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, em São Martinho.

09h30 - Seminário ‘Envelhecimento e Longevidade - Boas Práticas na Região Autónoma da Madeira’, no Auditório Maestro João Victor Costa - Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

Artigo relacionado: Auditório do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos recebe seminário

09h30 - Jornadas da Associação sem Limites, no Hotel The Views Baía.

10h00 – último dia do Colóquio Internacional ‘A luta regional e local contra a desinformação na era da globalização e da pós-Verdade’, no Edifício da Reitoria, Colégio dos Jesuítas.

11h00 – Câmara Municipal do Funchal entrega 27 projectos de apoio a famílias de várias freguesias do Funchal, no âmbito do ‘+ Habitação’ da ASA- Associação de Desenvolvimento de Santo António. Entrega terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

14h30 - Reabertura do Museu A Cidade do Açúcar, na Praça Colombo (Praça Amarela).

15h00 - conferência de imprensa para apresentação da próxima ‘Challenger Teqball League – Funchal’, etapa do Circuito Mundial, que se realizará de 25 a 27 de Julho de 2025, nas categorias de Doubles Masculinos, Doubles Femininos e Doubles Mistos. Apresentação decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

15h00 - palestra ‘Luzia, o olhar intimista sobre a paisagem e a sociedade madeirense’, integrada nas comorações do Dia Internacional dos Museus, a ter lugar no Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava.

15h00 - Dia Internacional dos Museus assinalado, também, no Palácio de São Lourenço, com uma visita orientada, seguida de debate informal entre os participantes sobre o tema ‘O Palácio do presente e do futuro’.

15h00 – ‘Babujinha Market' regressa ao Forum Madeira. Para as 19 horas está agendada a actuação do duo Francisco Lopes & Júlia Ochoa.

Artigo relacionado: 'Babujinha Market' com edição dedicada à Primavera no Forum Madeira

16h00 - conferência ‘A Cultura de Valores na Construção de Vínculos Intergeracionais’, no auditório da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros.

17h00 - inauguração da exposição de pintura ‘Canções da Água’, da artista polaca Monika Martini-Madej, na Biblioteca Municipal de São Vicente.

17h30 - comemoração do 17.º aniversário do Centro de Convívio de São Roque do Faial, na sede da Casa do Povo de São Roque do Faial.

17h30 – celebrações da ‘Semana do Advogado 2025’, com uma missa na Sé do Funchal.

20h30 - Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode promove mais um ‘Concertos de Alunos’, com ‘Art of Rhythm’ (percussão), no Salão Nobre do Conservatório.

20h30 - Marítimo – Vizela, jogo da II Liga, a ter lugar no Estádio do Marítimo (Barreiros).

21h00 - Concerto ‘Flower Fantasy’, pela Orquestra de Salão Húngara Imperatriz Sissy , no Heliporto - Cais 8.

21h30 - Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária do Porto Santo leva à cena o espetáculo ‘(Um) Auto da Barca do Inferno’, de Gil Vicente, no Centro Cultural e de Congressos Porto Santo.

22h00 - Silence Disco Party – ‘Neon Nini Night’, no Design Center Nini Andrade Silva.

Efemérides

1832 - Pelo Decreto n.º 24, da autoria do secretário de Estado interino dos Negócios de Justiça, José Xavier Mouzinho da Silveira, são estabelecidas as bases do novo sistema judicial.

1888 - O inventor norte-americano Emile Berliner faz a demonstração do primeiro disco com som gravado e tocado pelo aparelho que cria para o efeito -- o gramofone.

1974 - A convite do Presidente da República, general António Spínola, toma posse o primeiro Governo provisório português, chefiado por Adelino da Palma Carlos, depois da Revolução de 25 de Abril.

Tomada de posse do 1.º governo provisório aconteceu dia 16 de Maio de 1974. 
Tomada de posse do 1.º governo provisório aconteceu dia 16 de Maio de 1974.  Foto Arquivo/DR

1996 - É aprovada a proposta de alteração à lei da droga, que agrava as penas para o tráfico.

2003 - 12 bombistas suicidas provenientes de Sidi Moumen, um subúrbio degradado de Casablanca, Marrocos, efetuam uma série de atentados suicidas com um balanço de 41 mortos, incluindo a maioria dos autores.

2006 - A tenente Gisela Antunes, a primeira mulher a comandar um navio da Armada Portuguesa, assume a liderança do navio Sagitário.

2011 - O vaivém espacial norte-americano Endeavour é lançado de Cabo Canaveral, com seis astronautas a bordo para a 25.ª e última missão espacial.

Implicações da neurociência na prática pedagógica com crianças abordadas na UMa
Implicações da neurociência na prática pedagógica com crianças abordadas na UMa Foto Arquivo/DR

2016 - O Governo venezuelano declara oficialmente o "estado de excepção e de emergência económica" em todo o país, uma norma com que o Presidente Nicolas Maduro pretende fazer frente a alegadas ameaças à sua administração.

2018 - A Polícia Judiciária faz buscas na SAD do Sporting, relacionadas com suspeitas de atos de corrupção e viciação de resultados no âmbito do processo 'CashBall'. São detidas quatro pessoas, entre as quais André Geraldes, diretor de futebol do Sporting.

2023 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o decreto que despenaliza a morte medicamente assistida, como impõe a Constituição, após ter sido confirmado pelo parlamento, na sequência do seu veto político.

Implicações da neurociência na prática pedagógica com crianças abordadas na UMa
Implicações da neurociência na prática pedagógica com crianças abordadas na UMa Foto Arquivo/DR
Pensamento do dia
Uma porta é uma faca. Ela divide o mundo em duas partes. Nelly Sachs (1891-1970), poeta alemã, Prémio Nobel da Literatura