Com a chegada de cada vez mais imigrantes a Portugal, a diversidade cultural, linguística, étnica nas escolas portuguesas também está a aumentar. Há agrupamentos escolares, como o Adelaide Cabette, em Odivelas, Lisboa, que acolhe atualmente alunos de 43 nacionalidades diferentes. Há uma década, a escola tinha falta de alunos, mas hoje não tem capacidade para abrir mais turmas da disciplina de Português Língua Não Materna. O mesmo acontece com o agrupamento de Olaias ou Passos Manuel, ambos na capital: o primeiro tem alunos de 25 países, o segundo de 50.

Em cinco anos, o número de crianças estrangeiras inscritas no sistema nacional de ensino saltou de 70 mil para mais de 140 mil. Segundo dados do ministério da Educação, Lisboa é o distrito com maior número absoluto de alunos estrangeiros: num total de 207 mil estudantes, cerca de 35 mil têm nacionalidade estrangeira (17%). No Algarve, o peso relativo é ainda maior: dos 59 mil alunos matriculados, 11.300 são estrangeiros, ou seja, 19% do total.

Uma das organizações com mais trabalho feito na área da mediação cultural e linguística é a Teach for Portugal, cujo objetivo é criar mentores que possam estar nas salas de aula das escolas com maior percentagem de alunos que beneficiam de apoios sociais e/ou com menor escolaridade entre as mães, dois fatores que mais impacto têm na progressão escolar das crianças.

TIAGO MIRANDA

O trabalho da Teach for Portugal desenvolve-se principalmente através da presença de mentores nas escolas e que, em parceria com os professores de cada disciplina, traçam planos de estudos, projetos extracurriculares, atividades comunitárias que promovem a troca de conhecimento entre todas estas nacionalidades diferentes.

Um mentor pode, por exemplo, sentar-se com um aluno que esteja a demonstrar mais dificuldade em expressar-se e ajudá-lo a usar o Google Translate ou organizar um jogo em que as crianças fingem ser jornalistas e entrevistam-se uns aos outros de forma a fomentar a curiosidade na história de vida do outro.

Neste episódio especial do Mundo a Seus Pés, entrevistamos Marta Pereira, o Lucas Ricci e a Ana Vaz, todos membros da organização sem fins lucrativos Teach For Portugal: dois mentores e uma formadora de mentores, respectivamente.