Adolescentes de 16 e 17 anos vão poder votar nas próximas eleições legislativas no Reino Unido pela primeira vez se uma proposta do Governo britânico apresentada esta quinta-feira for aprovada.

O Governo apresentou uma proposta para reduzir a idade mínima para votar de 18 para 16 anos a tempo das próximas eleições legislativas, que poderão ser convocadas até 2029.

A medida foi uma promessa no programa eleitoral do Partido Trabalhista e pretende alinhar a idade de voto com a da Escócia e País de Gales, onde jovens de 16 e 17 anos já podem votar em eleições regionais e locais desde 2016 e 2021, respetivamente.

O governo afirma que a legislação será a "maior mudança na democracia do Reino Unido em uma geração".

"Estamos a tomar medidas para eliminar as barreiras à participação, o que garantirá que mais pessoas tenham a oportunidade de se envolver na democracia do Reino Unido", afirmou a vice-primeira-ministra, Angela Rayner, citada num comunicado.

A última vez que a idade para votar foi reduzida no Reino Unido foi em 1969

A última vez que a idade para votar foi reduzida (de 21 para 18 anos) foi em 1969.

De acordo com o Governo, a legislação também vai criar um sistema de registo automatizado para facilitar o recenseamento eleitoral, à semelhança do que fazem países como o Canadá e Austrália.

Outras medidas no âmbito da legislação será aumentar o tipo de identificação aceite nas mesas eleitorais, como, por exemplo, cartões bancários, e introduzir proteções contra a interferência sobre as eleições, impedindo que empresas anónimas possam fazer doações financeiras a partidos políticos.